Siga-nos

Meio ambiente

Ibirapuera recebe a Virada Sustentável

Publicado

em

De 24 a 27 de agosto, vai rolar a sétima edição da Virada Sustentável. São shows, exposições, palestras, aulas de meditação e várias outras atividades. A programação completa é imensa, acontece em vários pontos da cidade e pode ser conferida em www.viradasustentavel.org.br.

Na Zona Sul, o grande destaque é a programação prevista para o parque do Ibirapuera que, entre outras coisas, terá os shows de Marcelo Jeneci com Tulipa Ruiz, em uma apresentação conjunta, e Arnaldo Antunes.

No Parque também vão acontecer oficinas e brincadeiras e jogos infantis em estações dedicadas especialmente a estes temas, além de aproveitar a área de piquenique e as diversas atividades espalhadas pelo parque, que vai contar até com ponto de coleta de lixo eletrônico e a feira de trocas Trocaí, que vai permitir ao visitante trocar até 7 itens, entre roupas, acessórios (chapéu, bolsa, cinto), calçados, livros e brinquedos.

Outro destaque fica por conta do circuito de instalações. Localizado no corredor cultural do parque, junto à pista de cooper, o circuito apresenta trabalhos de 17 renomados artistas brasileiros e estrangeiros, tendo como tema os 17 ODS da ONU.

No palco da Virada, dia 26, haverá ainda shows da banda Reggae Litlle Lions e do bloco Bangalafumenga, além de Marcelo Jeneci & Tulipa Ruiz, com o show “Dia a Dia, Lado a Lado”. Já no domingo, a Banda Mirim e Bloquinho da Alegria esquentam o palco para o show de encerramento da Virada Sustentável, que ficará por conta de Arnaldo Antunes com “A Casa é Sua”.

Tendas Zen e Multicultural

Um dos espaços de programação Zen da Virada pode ser encontrado na Tenda Zen, instalada no Ibirapuera, com meditação e atividades como Experiência de Paisagismo Interno, Dança dos Elementos, Energização Coletiva e Aula de Evolução Plena, que mescla diferentes técnicas de autoconhecimento, no sábado e no domingo. Já a Tenda Multicultural oferece atrações muito especiais, como a aula de Yoga Para Crianças, no sábado, e a Vivência de Shantala, no domingo.

Mostra Ecofalante no Auditório do Ibirapuera

No sábado (26), o Auditório do Ibirapuera abre suas portas para a Mostra Ecofalante na Virada Sustentável, com a exibição dos filmes “Não Respire – Contém Amianto” (Brasil, 2017, 70 min), de André Campos, Carlos Juliano Barros e Caue Angeli, premiado na Competição Latina da 6ª Mostra Ecofalante 2017, por voto do público e “Frágil Equilíbrio” (Espanha, 2016, 81 min), de Guillermo García López, vencedor do Prêmio Goya 2017 para melhor documentário espanhol. A exibição será seguida por uma roda de batepapo com a participação do professor, arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, o jornalista Denis Russo Burgieman e Denise Chaer, idealizadora e diretora geral da plataforma Novos Urbanos, com mediação do jornalista André Palhano, idealizador da Virada.

A Mostra Ecofalante na Virada Sustentável também tem programação na UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, localizada dentro do Parque Ibirapuera. Na sexta-feira (25), a UMAPAZ promove o V Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora, que oferecerá um espaço de questionamento e troca sobre a Agenda 2030 no contexto da cidade. A UMAPAZ  recebe ainda atividades de mindfulness e uma série de oficinas sensoriais práticas e artísticas de empreendedores e estudiosos da Fluxonomia 4D, criada pela futurista Lala Deheinzelin.  

Outro destaque na programação da Virada na UMAPAZ é a Aventura Ambiental, uma maneira diferente de sensibilizar grupos para os desafios socioambientais do nosso cotidiano, com um percurso pelo parque no qual a história do Brasil é abordada por meio das árvores e das relações entre a fauna, a flora e a sociedade. Dentro da Virada será possível fazer ainda um Banho de Parque,atividade baseada em uma técnica japonesa e que alia conceitos da Ecologia Profunda – como a ideia de que o meio ambiente está dentro de nós e tudo que fizermos a ele nos afeta direta ou indiretamente.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados