Siga-nos

Ecourbis

Vila Mariana tem cafezal urbano

Publicado

em

Na semana passada, aconteceu o evento “Sabor da Colheita”, tradicional momento em que é aberta oficialmente a colheita de café no Estado de São Paulo. A festa simbólica acontec eno Instituto Biológico, na Vila Mariana, que tem um dos maiores cafezais urbanos do Brasil e abre esse espaço uma vez por ano para a festa, nessa época do ano. Mas, quem perdeu ainda pode conhecer o local, agendando visitas monitoradas, com explicações que vão da história do próprio Instituto à trajetória do cultivo cafeeiro paulista.

O cafezal do Biológico tem cera 2.000 pés de café espalhados por 10 mil m², junto ao prédio histórico do Instituto, construído na década de 1930 na Vila Mariana. Lá, encontram-se as variedades Mundo Novo e Catuaí, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), presentes em 90% do parque cafeeiro brasileiro.

De acordo com a pesquisadora do IB, Harumi Hojo, o cafezal foi formado na década de 1950 e tinha a função de servir de material de pesquisa para os técnicos do IB estudarem o controle de pragas agrícolas. “Atualmente, a maior finalidade é didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer sua história e outras particularidades, como demonstração dos princípios das boas práticas agrícolas”, explica.

Quem quiser ver o cafezal em época de colheita deve agendar visita pelo telefone 5087-1704. O Cafezal do Instituto Biológico fica na  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, Vila Mariana. Para chegar lá sem usar o carro, é possível caminhar a partir da estação Ana Rosa do Metrô ou usar a Linha 475-R, que passa em frente ao Biológico (Jardim São Savério – Terminal Parque Dom Pedro II)

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados