Siga-nos

Meio ambiente

Vila Mariana e Jabaquara vão ganhar ecopontos?

Publicado

em

Está lá, na Agenda 2012: construir 9 centrais de reciclagem na cidade, criar duas centrais de capacitação para cooperados de reciclagem de lixo, 61 ecopontos e 1000 postos de coleta voluntária de material reciclável. Para quem não sabe, a agenda é um documento, de caráter obrigatório: desde 2009, todos os governantes precisam elencar suas promessas de campanha, assim que eleitos, e fornecer instrumentos à população para que fiscalize o andamento do processo de implantação de cada uma delas. Para a cidade de São Paulo, o atual prefeito Gilberto Kassab relacionou mais de 200 promessas, entre elas várias relacionadas à ampliação da coleta seletiva e organização da destinação final de lixo em São Paulo.
No entanto, já estamos na metade do mandato e muitas das propostas sequer têm sido discutidas. É o caso dos mil postos de coleta voluntária, que até agora não saíram do papel. Muitos paulistanos devem se lembrar que eles já existiram, durante a gestão Marta Suplicy, mas não foram bem aceitos pela população. Além de alvo de vandalismo, os então denominados PEV´s (postos de entrega voluntária) acabaram muitas vezes se tornando um depósito de lixo comum em praças e canteiros da cidade, o que gerou queixas.

Ecopontos

Outra meta que está sendo implantada em ritmo lento, a ponto de gerar desconfianças de que será efetivamente alcançada, é a de implantação de 61 ecopontos. Destinados ao descarte organizado e gratuito de entulho e bagulhos na cidade, os ecopontos evitariam os frequentes despejos irregulares em calçadas e terrenos baldios. Dos 61 prometidos, até o final do ano só 11 haviam sido entregues, nenhum deles na região.
A agenda informa que outros 22 devem ser inaugurados em 2011 e os demais 27 só ficarão prontos no último ano da gestão Kassab. Mas, há um detalhe: dos 22 prometidos para este ano, 5 não tem nem o local de implantação definido – não se sabe nem em qual subprefeitura da cidade ficarão localizados. O mesmo vale para os 27 prometidos para o último ano da gestão, o que é quase a metade do projeto completo de ampliação dos Ecopontos.

Para a Vila Mariana, está prometido um Ecoponto no terreno de esquina da Rua Afonso Celso com a Rua Maurício Klabin. Curioso é notar que para aquela região está prevista também uma outra obra, viária, de grande porte: o túnel que passaria sob a Domingos de Moraes, vindo da Rua Sena Madureira. A previsão da Prefeitura é que o Ecoponto estará em funcionamento até o final de 2011.

Para o Jabaquara, também há um ecoponto prometido para este ano. Será erguido em um terreno junto à Rodovia dos Imigrantes, entre as ruas Opixé e Francisco Hoenne.

Não há nenhum ecoponto prometido para o subdistrito de Moema e nem para a região próxima à comunidade da rua Maestro Cardim. Vale ressaltar que por ali há vários pontos de despejo irregular de entulho e bagulhos, o que se explica pela grande quantidade de carroceiro que atuam na área.

Também ainda não foram sequer iniciados ou tiveram o endereço definido os dois centros de treianmento de cooperados em reciclagem. Mas, por enquanto, a Prefeitura mantém a previsão de conclusão dessa obra para 2012.

 

 

Prefeitura promete acelerar projetos de reciclagem na cidade

 

O final do ano passado e o início deste foram marcados pelo anúncio de novos ecopontos e centrais de reciclagem. Ainda em 2010, foi reaberto o ecoponto da avenida Vicente Rao, que estava fechado por conta das obras do corredor Diadema Brooklin de ônibus, e inaugurado outro na área da Subprefeitura de Santo Amaro e que deve beneficiar parcela do Jabaquara. Fica na na Avenida Roberto Marinho, instalado sob a Avenida Vereador José Diniz.

Na região do Butantã, a Prefeitura inaugurou já em 2011 três “miniecopontos”, conforme denominou.

Quanto às nove centrais de reciclagem previstas para a cidade, a Prefeitura promete até exceder esse número, chegando a dez delas ainda este ano. As unidades terão a incumbência de selecionar grande parte das 135 toneladas de materiais recolhidos diariamente na cidade. A informação foi dada esta semana, ao ser divulgado o andamento das obras da primeira delas.

Com 60% das obras concluídas e área de 1.148 m², um dos primeiros locais a entrar em funcionamento será o galpão da Lapa (Avenida Presidente Castello Branco, 7.729, zona Oeste), próximo à ponte Júlio de Mesquita Neto. Ele atenderá a cerca de 100 famílias da cooperativa Cooper Vivabem, que integram o Programa Socioeconômico de Coleta Seletiva da Prefeitura desde 2004.

Mas o fato é que a previsão era inaugurar três delas no ano passado e até agora nenhuma ficou pronta. A do Ipiranga ainda está em fase de projeto e a de Santo Amaro nem tem o imóvel definido. Até agora, a Prefeitura não definiu sequer onde ficarão as demais sete centrais de reciclagem previstas para 2011.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados