Siga-nos

Saúde

Vila Clementino terá ambulatório de álcool e drogas específico para transgêneros

Publicado

em

Pessoas transgêneras, transexuais e travestis com problemas relacionados ao uso álcool ou drogas terão à disposição, a partir do dia 16 de junho, um novo setor específico para tratamento.
Criado dentro do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (Proad), ligado ao Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), o TransSetor terá uma equipe multiprofissional voltada exclusivamente para atendimento desse grupo.
De acordo com Dartiu Xavier da Silveira, psiquiatra e coordenador do setor, o Proad deseja atender a todas as pessoas que tenham problemas com álcool e outras drogas, independente de origem, cor, orientação sexual e identidade de gênero.
“Abrir o TransSetor significa que essa parcela da população, que usualmente é discriminada e marginalizada, terá um espaço garantido para ser atendida com respeito e dignidade, sem se preocupar se irá sofrer preconceito”, afirma Silveira. “É um espaço em que os problemas com álcool e drogas serão o foco principal, mas no qual os profissionais também se atentarão às especificidades dos transgêneros no âmbito da saúde”.
Para receber o atendimento – que será realizado às quintas-feiras – não é necessária a apresentação de encaminhamento médico. Os interessados deverão comparecer pessoalmente ao setor ou agendar a consulta por telefone. Os pacientes passarão por uma triagem e, a partir dela, serão encaminhados para atendimentos de terapia em grupo e atendimento médico psiquiátrico individual.
O TransSetor – Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (Proad/Unifesp) começa o atendimento dia 16, à Avenida Profº Ascendino Reis, nº 763, Vila Clementino.
O agendamento de consultas, assim como a obtenção de outras informações devem ser feitos pelo telefone: (11) 5579-1543.

Por Ana Cristina Cocollo, da Unifesp

Foto 5

Região já conta com ambulatório de saúde integral para transexuais

A Vila Mariana também já conta com um Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais, junto ao Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, desde 2010.
O serviço tem por objetivo atender as travestis e transexuais de forma integral. Ali são oferecidos acolhimento; avaliação médica, endocrinológica, proctológica, fonoaudiológica e de Saúde Mental.
A unidade funciona todos os dias, das 8h às 20h para pacientes previamente agendados. Para quem busca o serviço pela primeira vez, é importante chegar antes das 18hpois as orientações e encaminhamentos iniciais demandam mais tempo
O Ambulatório fica na Rua Santa Cruz, 81 Vila Mariana. Agendamentos ou reagendamentos de consultas devem ser feitos pelo telefone 5087 – 9984, das 8h às 11h.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados