Siga-nos

Saúde

Vila Clementino tem tratamento gratuito para parar de fumar

Publicado

em

Parar de fumar não é tarefa fácil. O ideal é buscar ajuda médica e, na região, há uma opção de se tratar do vício do tabagismo. Gratuitamente.
Localizado na Rua Borges Lagoa, na Vila Clementino, o Núcleo de Prevenção e Cessação do Tabagismo – PrevFumo, é ligado à disciplina de Pneumologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) e ao Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp.
Os atendimentos são feitos em grupo ou individualmente por uma equipe multiprofissional, formada por médicos, fisioterapeutas e psicólogos. O Núcleo realiza, em média, quatro mil atendimentos por ano.
As sessões, de 75 minutos, acontecem uma vez por semana, durante um mês. Posteriormente, a cada duas semanas, por dois meses; e uma vez por mês, até completar um ano.
O PrevFumo está localizado na Rua Borges Lagoa, nº 299, na Vila Clementino, em São Paulo/SP (próximo ao Metrô Santa Cruz). Os interessados em participar devem agendar uma avaliação inicial, o que pode ser feito pelos telefones: 5572-4301 ou 5576-4848 (ramais 2151, 17001 ou 17004), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Tabagismo no país
O número de fumantes no país vem caindo. Mas isto se explica, em geral, pela queda no número de novos adictos, masi do que por pessoas que deixaram de fumar.
Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) indicam que 10,8% dos brasileiros mantêm o hábito de fumar. O índice é maior entre os homens – 12,8% contra 9% entre as mulheres. Os números, divulgados hoje (28) pelo Ministério da Saúde, representam uma queda de 30,7% no total de fumantes no país nos últimos nove anos. Há 20 anos, mais de um terço da população se declarava fumante.
O tabagismo é responsável por 200 mil mortes todos os anos no Brasil – 25% delas por angina e infarto do miocárdio, 45% por infarto agudo do miocárdio (abaixo de 65 anos) e 85% das mortes por bronquite e enfisema pulmonar. O hábito também responde por 90% dos casos de câncer de pulmão no país, sendo que, entre o restante, um terço é fumante passivo. Esse tipo de tumor é considerado o mais letal e umas das principais causas de morte no Brasil.

Foto 13

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. André Francisco dos Santos

    8 de janeiro de 2020 at 15:27

    Como faço pra agendar uma consulta? 11967992074 meu wstssap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados