Siga-nos

Solidariedade

Vila Clementino tem banco de leite humano

Publicado

em

Dia 20 de Maio é o Dia Mundial do Aleitamento Materno. Com muitas campanhas e informação, é cada vez maior o número de pessoas que entendem a importância da amamentação e do leite materno como alimento exclusivo para os primeiros meses de vida do bebê.
Mas, nem sempre mães podem amamentar seus bebês. Muitas podem transmitir doenças através do leite ou enfrentam dificuldades físicas, estão internadas… Sem falar nos bebês prematuros, que precisam de cuidados especiais.
Na região, existe um dos bancos de leite humano que segue todas as regras e faz parte da rede nacional coordenada pelo Ministério da Saúde.
O Banco de Leite Humano da EPM/Unifesp esta vinculado ao Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno – CIAAM, órgão complementar da EPM/Unifesp. A Sede do CIAAM foi inaugurada em 2002, e suas instalações incluem consultório, sala de coleta, de processamento e conservação do leite humano e local de expurgo e limpeza.
Em 2003, o local passou a executar pasteurização do leite e em 2009, teve início a coleta e distribuição do leite cru da própria mãe para o seu recém-nascido. Em março de 2013 foi inaugurada a sala de coleta no 8. Andar do Hospital São Paulo ao lado da UTI Neonatal, com capacidade de atender as mães, que vem ao hospital visitar seus filhos internados na Unidade Neonatal.
Uma equipe multiprofissional, constituída por médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo,técnico de enfermagem, técnico de nutrição e escriturário, atua no Banco de Leite Humano. Os funcionários foram habilitados pela Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano.
Por ano são realizados cerca de 2300 atendimentos entre ambulatório de aleitamento materno, icterícia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e ordenha e são pasteurizados ao redor de 150 litros de leite humano
O CIAAM/BLH tem como objetivo aumentar a prevalência de aleitamento materno e garantir o melhor alimento para o recém-nascido prematuro ou doente, e por consequência, reduzir a morbidade e a mortalidade neonatal. Em 2013 e 2014, o centro recebeu certificados de excelência emitidos pelo Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e pelas associações International Board of Lactation Consultant Examiners e International Lactation Consultant Association.

Foto 10

Mães podem doar leite excedente

Mães que amamentam seus filhos podem doar o excedente de seu próprio leite para outros recém-nascidos. O leite doado será pasteurizado e destinado aos bebês que não podem ser amamentados por suas mães. As únicas mulheres que não podem doar são aquelas que também não podem amamentar: portadoras de HIV e outras doenças infecciosas.
As mães que queiram doar seu leite devem se dirigir ao CIAAM, na rua Loefgreen, 2010, Vila Clementino.Informações pelo telefone 5576-4514 entre 8h00 e 16h00.
Dados do Ministério indicam que, de janeiro a dezembro de 2014, foram coletados em todo o Brasil 184 mil litros de leite materno, beneficiando 178 mil recém-nascidos. Ao todo, 164 mil mulheres doaram leite neste período. De 2008 até 2014, aumentou em 11% no volume de coletas de leite materno no país.
Números apresentados pelo ministério mostram que o consumo de leite materno é capaz de reduzir a mortalidade infantil (crianças menores de 5 anos) em até 13%. No Brasil, 67,7% das crianças mamam na primeira hora de vida e a duração média do aleitamento materno exclusivo é 54 dias. Além disso, 41% dos menores de 6 meses tiveram alimentação exclusivamente por leite materno.
A rede brasileira conta com 215 bancos de leite e 98 postos de coleta. Atualmente, todos os estados têm pelo menos um banco de leite. O Distrito Federal é a única unidade federativa que consegue ter suficiência de leite humano para todos os prematuros.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados