Siga-nos

Urbanismo

Vila Clementino passará por transformações

Publicado

em


Legenda foto:
Unifesp cogitou tornar prédio abandonado há anos em um de seus futuros cinco edifícios sede no bairro, porém hipótese foi descartada


Projetos que envolvem poder público e universidade vão criar ciclovia, roteiro cultural e novos prédios hospitalares, além de urbanizar e arborizar vias.


Não é só a chegada do metrô que promete revolucionar o movimentado bairro da Vila Clementino. Além das obras para construção de estações ao longo da Rua Pedro de Toledo, o bairro deve encarar, nos próximos anos, mudanças radicais em seu visual, no trânsito, no verde e até na distribuição de estabelecimentos comerciais. Mais: um roteiro cultural deve ser implantado em suas vias, interligando espaços históricos como a Casa Modernista, a Cinemateca, o futuro Museu de Arte Contemporânea… Tudo isso, possivelmente, com uma ciclovia, com mais árvores, sinalização adequada e moderna, acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

 

“A Unifesp é hoje uma universidade múltipla, com cinco campi espalhados por diferentes pontos do estado de São Paulo”, diz dr. Sérgio Graibe, diretor de planejamento da antiga “Escola Paulista de Medicina”, que foi fundada no bairro ainda na década de 1930. “O crescimento do bairro tem muito a ver com a própria universidade, mas os seus problemas também, já que grande parte da circulação é provocada pelo complexo”, avalia ele, referindo-se à atração diária de quase 30 mil pessoas por conta do atendimento universal prestado pelo Hospital São Paulo, pelos ambulatórios e pela própria universidade. Para se ter uma ideia, basta dizer que de cada quatro atendimentos prestados pelo SUS (Serviço Único de Saúde) em São Paulo, um acontece ali, no complexo hospitalar da região da Vila Clementino.

 

Assim, a Vila Clementino ainda é o bairro sede da universidade e por isso planejou em conjunto com a Prefeitura e órgãos federais uma transformação para a região. Três projetos se complementam nessa visão de futuro: o de criar características adequadas para pessoas da terceira idade (Bairro do Idoso), beneficiando também todos com mobilidade reduzida; aquele que pretende revitalizar, arborizar, deixar mais agradáveis, criar ciclovias e um roteiro cultural local (Bairro Universitário); além de uma terceira proposta, que verticalizará a Unifesp, ou seja, concentrará todas as atividades em cinco prédios.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados