Siga-nos

Trânsito

Viaduto Matheus Torloni: alças de acesso são “inauguradas” com trânsito intenso

Publicado

em

Em plena inauguração oficial, as novas pistas de acesso ao SP Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes) estavam congestionadas. Ônibus, vans, táxis, carros de passeio e pedestres disputavam espaço sobre o Viaduto Matheus Torloni e também nas ruas ao redor, no bairro Cidade Vargas, região do Jabaquara.
A Prefeitura convidou lideranças comunitárias, imprensa, representantes do SP Expo para anunciar a conclusão da obra. Além do subprefeito Elder Vieira dos Santos, participaram do evento a vice-prefeita da cidade, Nádia Campeão, o diretor de operações do SP Expo, Daniel Galante e a presidente do Conseg Jabaquara, Miriam Bock.
Mas, na verdade, um dos acessos em mão dupla precisou passar por correções. Foi encontrada água subterrânea que poderia comprometer futuramente a solidez dos taludes laterais à pista, o que poderia representar pequenos deslizamentos futuros. “Por garantia, resolvemos fazer os reparos e logo a pista estará novamente liberada”, garantiu Daniel Galante, diretor de operações do SP Expo.
O centro de convenções e exposições foi recentemente concedido pelo Governo do Estado a uma empresa francesa, a GL Events, que promoveu reforma e ampliação do pavilhão, construiu um mega estacionamento e ainda está construindo novas alas e áreas para convenções.
O aumento previsto de circulação no local gera à empresa a obrigação de desenvolver e custear a implantação de projeto viário no entorno, com aprovação e acompanhamento da Prefeitura. Foi o que aconteceu ali, onde foram construídas novas alças de acesso ao viaduto, a partir da Rodovia dos Imigrantes, em seus dois sentidos.
A pista que ainda não está concluída permite o acesso de automóveis que vêm do litoral em direção ao SP Expo – ou ao terminal Jabaquara e, de qualquer forma, dependem do viaduto – e também leva veículos que passam sobre o viaduto e querem pegar a pista da Rodovia Imigrantes em sentido centro ou acessar o também recentemente construído Centro Paralímpico Brasileiro.
Como a pista estava fechada no dia da inauguração, os veículos que vinham no sentido litoral – São Paulo e queriam chegar ao SP Expo precisaram ir adiante e pegar outra pista que levava ao sentido inverso, sobre o viaduto. Desta forma, acabaram se juntando aos veículos que vinham no sentido oposto e subir pela rua Getúlio Vargas Filho, o que provocou o trânsito, apesar a presença maciça dos agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego.
No SP Expo, o movimento era intenso, com muitos ônibus fretados e carros enfrentando o trânsito intenso para chegar ao local. Ali, está sendo promovida a Mega Artesanal 2016, feira de artigos de artesanatos voltadas a lojistas e artesãos autônomos, além de público em geral. A Feira começou na terça, 12, apenas para lojistas, e a “inauguração oficial” das alças de acesso aconteceu no dia seguinte, quando o evento foi aberto ao público. A Mega Artesanal vai até dia 17, domingo. De acordo com organizadores, no ano passado o evento atraiu 100 mil visitantes.

 

Evento de artesanato está atraindo milhares de visitantes ao SP Expo

Evento de artesanato está atraindo milhares de visitantes ao SP Expo

Foto 6

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados