Siga-nos

Urbanismo

Vereadores vão ouvir moradores de Vila Mariana, Saúde e Moema em encontro dia 16 de outubro

Publicado

em

Bairros definidos como Zona Estritamente residencial devem ser mantidos ou a criação de corredores comerciais atravessando estas áreas deve ser permitida? O debate continua acalorado em várias instâncias na cidade. Depois da discussão no processo de revisão do Plano Diretor Estratégico da cidade, a população agora discute a lei que define o Zoneamento, ou seja, que determina o que pode e o que não pode funcionar em cada bairro. Na região, o Planalto Paulista (distrito saúde, na Subprefeitura de Vila Mariana), Jardim da Saúde (distrito Cursino, na Subprefeitura do Ipiranga) e Cidade Vargas (distrito Jabaquara, na Subprefeitura do Jabaquara) é um dos bairros configurados como Zonas Estritamente Residenciais.
Na próxima semana, outra oportunidade para discutir este e outros problemas da região de Vila Mariana vai acontecer. Na próxima sexta, 16, acontece o evento Câmara no Seu Bairro, que é promovido por subprefeitura. Isto significa que no encontro poderão ser debatidas questões relacionadas não só à Vila Mariana, propriamente dita, mas também dos bairros dos distritos Moema e Saúde (Planalto Paulista, Chácara Inglesa, Vila Clementino, Vila da Saúde também estão na área abrangida.
Além do zoneamento, que sempre desperta debates apaixonados, os moradores poderão questionar os vereadores sobre projetos para o bairro em diferentes áreas: educação, saúde, limpeza urbana, habitação, cultura…
Vale destacar que os veradores têm poder de aprovar leis, mas também de fiscalizar o executivo e aprovar o orçamento da Prefeitura para cada ano – o que traz implicações diretas em investimentos para cada região da cidade.
Os moradores ainda podem sugerir novos projetos de lei – que vão desde a nomeação de uma nova praça ou equipamento público, por exemplo, até novas regras urbanísticas.
No Jabaquara, por exemplo, a população solicitou mais creches e equipamentos de lazer. A Vila Mariana e a Saúde podem tratar, por exemplo, de questões historicamente problemáticas como a ocupação de baixos dos viadutos na Avenida dos Bandeirantes por usuários de crack, propondo formas de abordagem ou tratamento para aquela população, além de soluções em paisagismo para as divisas da Subprefeitura.
Regras para as novas ciclovias, questões de trânsito ou criação de áreas de lazer e convivência também podem inspirar novos projetos de lei dos vereadores.
As sessões do programa Câmara no Seu Bairro são divididas em Pequeno Expediente – quando o vereador tem cinco minutos para apresentar suas propostas -, Tribuna Popular – espaço aberto aos munícipes por três minutos para falar sobre assuntos de interesse local -, e depois os parlamentares e autoridades fazem suas considerações.
A sessão do Câmara no Seu Bairro acontece no dia 16 de outubro, sexta, 18h30, na Associação Mie Kenjin do Brasil, na Avenida Lins de Vasconcelos, 3352 – ao lado da estação Vila Mariana do metrô.

 

No Jabaquara, encontro com vereadores lotou auditório

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados