Siga-nos

Meio ambiente

Valorize a produção local ao fazer compras

Publicado

em

Desde 2009, comemora-se em 15 de Outubro o Dia do Consumo Consciente: comprar com responsabilidade para evitar danos ambientais

O mês de outubro todo é dedicado a reflexões sobre a importância das escolhas na hora de fazer compra. Pensando nisso, o Instituto Akatu, organização não governamental dedicada ao Consumo Consciente, está sugerindo dez passos para que cada um de nós possa contribuir nesse processo de fazer opções mais sustentáveis na hora de decidir como e onde investir. Uma das atitudes mais importantes é passar a valorizar a produção local.
Imagine um iogurte elaborado em um país, porém com embalagens feitas a quilômetros de distância dali e ingredientes importados. Mais do que isso: pense que este iogurte pode ser exportado para o mundo todo. É difícil calcular quanto será gasto em água, combustível e energia para garantir o transporte, mas a verdade é isto está cada vez mais comum com a globalização da economia.
Quando se passa a fazer opção por uma vida mais simples e saudável, entretanto, passamos a valorizar menos itens industrializados e mais o contato com a natureza . Ao comprar artigos produzidos localmente, contribui-se para a redução de emissão de gás carbônicos, por conta da menor necessidade de transporte.
O Instituto Akatu ainda alerta que, ao comprar um item que foi produzido na região, o consumidor incentiva o desenvolvimento da economia do lugar de origem, inclusive com redução dos níveis de desemprego e pobreza. Na cidade de São Paulo, uma boa ideia é valorizar as feiras de produtos orgânicos, como a realizada todos os sábados no Modelódromo do Ibirapuera, onde são ofertados hortifrutigranjeiros sem agrotóxicos, ou seja, que agridem menos a natureza no cultivo, e que são feitos no cinturão verde ao redor da cidade, localmente.
A ideia vale também para o período de férias e em viagens. Valorizando produtos da região onde se está, como ao comprar um item do artesanato local, o turista fomenta a capacidade de receber bem e de forma ambientalmente correta, naquela cidade. O mesmo vale para a prestação de serviços e envolvimento com a comunidade onde se está sediado, tanto para empresários quanto para consumidores individuais.
Importante contribuição ainda deste caminho é que o consumidor pode conhecer mais de perto o produtor e entender melhor o funcionamento da cadeia de produção, ou seja, entender de onde vêm as coisas e para onde elas vão após o uso. As cooperativas e organizações comunitárias são um bom exemplo.
E quanto mais a produção local for incentivada, mais produtos com essas características tendem a surgir.

 

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Aparecida Lopes

    27 de outubro de 2014 at 19:51

    A inicativa é ótima. Obrigada por voces existirem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados