Siga-nos

Saúde

Vacinação antirrábica: veja endereços

Publicado

em

Já se vão mais de 30 anos desde o último caso de raiva em animais domésticos na cidade de São Paulo. Gatos estão livres desde 1984 e cães desde 1982.
Para que este cenário de tranquilidade se mantenha – já que a raiva em humanos é considerada incurável – o ideal é manter a doença afastada do meio urbano. Mas, o controle não significa ausência de risco. Para se ter uma ideia. por ano, são registrados só na rede pública de saúde mais de 15 mil atendimentos por causa de mordidas de animais. E a Prefeitura ainda estima que somente 10% dos casos de agressão por animais efetivamente sejam notificados e atendidos em hospitais e postos de saúde.
Por isto, a vacinação animal é obrigatória por lei e deve ocorrer anualmente. Este ano, a campanha anual que leva a vacinação a dezenas de endereços públicos já começou e os postos na região de Vila Mariana, Saúde, Cursino e Ipiranga serão montados a partir deste fim de semana. Nas tabelas abaixo, é possível ver alguns dos endereços. Confira em nosso site a listagem completa das Superintendências de Vigilância Sanitária de todos os bairros de Vila Mariana, Saúde, Jabaquara, Cursino e Ipiranga: www.jornalzonasul.com.br.
Veja alguns endereços no quado ao lado e confira a listagem completa em nosso site: www.jornalzonasul.com.br.
Posse responsável
O proprietário de cães e gatos deve identificar, no cartão de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal RGA. Este cartão ou comprovante é um documento, atestando a vacinação contra a raiva do seu animal, com validade de um ano e necessário para obtenção do RGA.
Cães e gatos já devem ser vacinados a partir dos três meses de idade, anualmente. Não há exceções; inclusive cadelas prenhes ou no cio devem ser vacinadas.
Ao levar seu pet para vacinação, use coleira e guia. Animais de grande porte ou violentos devem usar focinheira, acessório que também é obrigatório por lei.
Técnicos do Centro de Controle de Zoonoses também orientam a nunca provocar ou tocar animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando, não apartar brigas entre animais e nem mexer com fêmeas e suas crias. Nunca provoque um animal;
Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos, é preciso lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica; identifique o animal agressor e seu proprietário. Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias. E caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com o Centro de Controle de Zoonoses, fone 3397-8900. (plantão 24 horas).

Foto 10

Confira datas e endereços na região

Pasta2

Pasta2

Pasta2

Pasta2

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. rosana

    22 de agosto de 2018 at 12:09

    Gostaria de saber se haverá vacinação no bairro Jardim Cidalía pois, havia uma faixa comunicando a vacinação no próxima dia 24 e, hoje não está mais lá na Praça Luigi Palma. Aonde haverá a vacinação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados