Siga-nos

Sem categoria

Túnel da R. Sena Madureira ficará 1 metro abaixo do metrô

Publicado

em

 

Mais de 200 árvores serão removidas de ruas da Vila Mariana como a Sena Madureira, Monsenhor Manuel Vicente e Maurício Klabin. Este é apenas um dos impactos ambientais previstos para a realização de uma obra orçada em 145 milhões de reais e que deve levar um ano e meio para ser concluída. Trata-se do túnel sob a Rua Domingos de Morais, no cruzamento com a Sena Madureira, que foi planejado para eliminar o gargalo de trânsito ali existente e, dessa forma, facilitar o acesso de motoristas à Rodovia dos Imigrantes.

Na próxima quinta-feira, dia 28, haverá uma audiência pública para discutir o Licenciamento Ambiental do projeto viário. No edital de convocação para a audiência, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente diz que, na ocasião, serão obtidos “novos subsídios para análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA)” e que na oportunidade ele será “apresentado e debatido e que serão apresentados esclarecimentos e colhidas sugestões”.

O projeto parece ousado, pois prevê duas interferências, pelo menos, delicadas. Uma delas é que o túnel passará apenas um metro abaixo de outro: o da linha azul do metrô. E junto à saída Ricardo Jafet, nas proximidades da rua Emboaçu, vai estar bem próximo a uma linha de Alta Tensão de transmissão de energia. O estudo de impacto ambiental aponta que o projeto já foi apresentado ao metrô e aponta que deverá, em sua implantação, “ter monitoramento on line, operado e consultado simultaneamente pela construtora, fiscalizadora e o próprio Metrô”. Já no que diz respeito à linha de alta tensão, o projeto aponta que não há necessidade de remoção das torres existentes.

Por outro lado, uma área pública existente junto à essa linha de transmissão, que agora apresenta moradias indicadas no estudo como irregulares, será desocupada. A proposta não prevê qualquer outra desapropriação de moradias ao longo do túnel. No encontro com a Avenida Ricardo Jafet, para o desemboque do túnel, será feito um aterramento.

Os estudos de tráfego feitos na região apontam grande volume de veículos vindos da Rua Sena Madureira em direção às ruas Monsenhor Manuel Vicente e Maurício Klabin, ou seja, de carros que vêm da Vila Mariana em direção ao Ipiranga ou à Rodovia dos Imigrantes.

No sentido contrário, também foi verificado que pouco mais da metade dos veículos que vêm das ruas Fábio Prado e Francisco Cruz cruzam a Domingos de Moraes pretendem seguir pela Sena Madureira e, atualmente, enfrentam nesse trajeto até três semáforos.

Com o túnel, os semáforos existentes no encontro das ruas Domingos de Moraes, Sena Madureira e Monsenhor Vicente deixarão de existir.

Obra custará R$ 145 milhões e quase 200 árvores do bairro

As árvores situadas no canteiro central da Rua Sena Madureira, na altura da Rua Marselhesa, assim como aquelas que estão na Praça Lasar Segall, deverão ser removidas para realização do empreendimento. Também está prevista a remoção de árvores junto às torres de transmissão de energia, mas o estudo não indica com precisão quantas delas estão lá pois o acesso ao local seria difícil, conforme o EIA RIMA. A estimativa é que existam ali cerca de 30 exemplares.

Outra praça localizada na área de abrangência do empreendimento, a Adélia, não será afetada. As demais árvores estariam ao longo do trajeto da obra, incluindo aí as ruas Maurício Klabin, Emboaçu e Monsenhor Vicente. As análises, feitas em 2007, mostram que as espécies mais freqüentes e importantes no âmbito ecológico levantadas são: Tipuana (Tipuana Tipu), pau-ferro (Caesalpinea ferrea), figueira-benjamina (Ficus benjamina), ipê-roxo (Tabebuia avellanedae), plátano (Platanus acerifolia), ipê-amarelo (Tabebuia Chrysotricha), magnólia-amarela (Michelia champaca), ipê-de-el-salvador (Tabebuia pentaphylla), alfeneiro (Ligustrum lucidum), pata-de-vaca (Bauhinia variegata), canafísula (Peltophorum dubium), jerivá (Syagrus romanzoffiana), uva-japonesa (Hovenia dulcis), sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides), cedro (Cedrela fissilis).

O projeto, por outro lado, prevê o plantio de árvores de pequeno porte no entorno do empreendimento, mas em número bem menor. Embora a legislação determine a necessidade de plantio de exemplares para compensação ambiental, isso não deve acontecer na própria região. Para a área próxima ao túnel, estão previstas 56 árvores e 5 mil metros quadrados de área gramada.

Audiência

A audiência pública será promovida dia 28, às 18h, no auditório do Instituto de Engenharia, à Avenida Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana. Não há informações precisas sobre quando seriam iniciadas as obras, já que este túnel é uma antiga promessa da Prefeitura

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados