Siga-nos

Serviço

Túmulos abandonados podem perder outorga

Publicado

em

Na semana que vem, tem feriado para que as pessoas possam relembrar e homenagear aqueles que já faleceram. Assim, 2 de novembro é o dia em que os 22 cemitérios municipais ficam lotados e há trânsito intenso em torno de cada uma dessas necrópoles.
A Prefeitura preparou uma operação especial, através do Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP) não apenas para receber os munícipes mas também para garantir que eles possam ter acesso à atualização da situação cadastral dos túmulos e recebam orientação. Até eventos culturais, que reforçam o aspecto histórico de cada cemitério, estão na agenda.
Aproximadamente mil funcionários da Autarquia, devidamente uniformizados, estarão de plantão nos cemitérios para orientar os visitantes, que também poderão obter informações pelo telefone 156. Haverá banheiros químicos, e melhores condições de acessibilidade, graças a reformas realizadas.
Recentemente, foram promovidas diversas obras de reformas e melhorias em cemitérios da cidade.
Funcionamento
As necrópoles estarão abertas no horário regular, das 7h às 18h. Durante o feriado, funcionários do SFMSP estarão à disposição dos concessionários de terrenos (concessionários de túmulos) para que atualizem seus endereços nasadministrações dos cemitérios. Os concessionários de terrenos nos cemitérios municipais, seus representantes, procuradores ou sucessores são obrigados, por lei, a manter a concessão limpa e conservada. Túmulos em estado de abandono ou em ruínas estão sujeitos a retirada da outorga, pela municipalidade.
Enxadinhas
É importante que os familiares e visitantes dos cemitérios não utilizem o serviço dos chamados “enxadinhas” (pessoas que se infiltram nos
cemitérios e oferecem serviços diversos, como limpeza de túmulos ou vigilância, para extorquirem dinheiro). Nestes casos, todas as denúncias podem ser feitas na administração do cemitério.
Missas e saúde
Também estão previstas diversas ações culturais e religiosas. Haverá missas em todos os cemitérios. No Cemitério de Vila Mariana, a celebração acontece no dia de Finados, às 14h. Fica na Av. Lacerda Franco, 2012.
Nos cemitérios Araçá e Consolação, também no dia 2, das 7h às 13h, a Sociedade Beneficente Cultural e Educacional Missão Resgate ofereceráum trabalho de Medicina Preventiva, com serviços como aferição arterial, monitoramento de glicemia e informações preventivas.
Visitas Guiadas
O Cemitério Consolação é considerado um verdadeiro museu a céu aberto. Por isso, ali, todas as terças e sextas, às 9h e às 14h, e às quartas, às 10h, 12h, 14 e 16h. há visitas guiadas, realizadas pelo guia Francivaldo Gomes, o “Popó”, os munícipes podem conhecer um pouco mais sobre a história das personalidades de São Paulo, além de admirar as obras de arte que compõem o local.

foto-15

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados