Siga-nos

Saúde

Teste de HIV pode ser feito com sigilo, rapidez e gratuidade na região

Publicado

em

Às vésperas da Parada do Orgulho GLBT, os órgãos de prevenção à transmissão DTS Aids estão estimulando a população em geral a fazer o exame que aponta a existência do vírus da Aids no organismo. Mas, o mutirão de Teste Rápido para Diagnóstico (TRD) terminou na última quarta, 22. O que muita gente não sabe, entretanto, é que o teste pode ser feito em dois endereços na região, a qualquer tempo

Na Vila Mariana, está sediado o principal serviço de atendimento a portadores do vírus e também de desenvolvimento de pesquisas para tratamento da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. No CTA do Centro de Referência e Treinamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids o atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 20h. Fica na Rua Santa Cruz, 81 – telefones 5087-9831 e 5087-9833.

Já a central municipal especializada em atendimento a portadores do vírus HIV fica na Avenida Ceci, 2235, onde está o ambulatório de especialidades Dr. Alexandre Kalil Yazbeck (tel: 5581-2828)

A testagem é gratuita e feita de forma totalmente sigilosa, com apoio de equipe especializada. Faz parter da Campanha ‘Fique Sabendo’, lançada em 2003 pelo Ministério da Saúde. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. “A ampliação do teste rápido é uma importante estratégia de ampliação do acesso da população ao diagnóstico precoce e, consequentemente, ao início do tratamento imediato, nos casos de resultado positivo”, afirma o coordenador do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, Celso Galhardo Monteiro.

O TRD é um exame de tecnologia nacional e uma maneira prática e segura de acesso a um resultado rápido (30 minutos), a partir de uma amostra de sangue. Antes e após a testagem a pessoa passa pelo “aconselhamento” realizado por profissionais especializados da área de saúde.

Atualmente, o TRD representa cerca de 35% do total de sorologias realizadas na rede municipal especializada em DST/Aids.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados