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Meio ambiente

Tempestade deixa região sem luz, sem água… e com medo

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Nem é época de fortes chuvas, mas bastou um dia de ventos intensos e chuva para que boa parte da cidade sofresse – e muito! Vários bairros ficaram sem luz por mais de um dia, sendo que em alguns pontos da região metropolitana a situação ainda não estava resolvida na noite de ontem, quinta.

Às 19h, a Eletropaulo soltou nota à imprensa alegando que 99% dos clientes já estavam com o fornecimento de energia reestabelecido – mas até aí já se haviam passado mais de 48 horas! E dizia que a previsão é de que todas as ocorrências desse evento estariam regularizadas ainda na noite de 9 de junho.

Na região da Saúde, vários estabelecimentos comerciais e residências ficaram sem energia elétrica. Em dias de temperaturas baixíssimas, a população ficou sem água quente e o comércio sem refrigeração para remédios e alimentos.

O Procon informou que a concessionária deverá dar explicações sobre as interrupções no fornecimento de energia elétrica dos últimos dias e até o governador Geraldo Alckmin declarou que a empresa se mostrou incapaz de gerenciar a rede paulista.

Em março, a empresa já havia sido autuada pelo Procon-SP em decorrência de quedas de energia, de demora excessiva no restabelecimento e por deixar de assegurar disponibilidade do serviço de atendimento ao consumidor (SAC). Caso seja comprovada falha da concessionária em relação ao serviço prestado e assistência aos consumidores, a multa pode chegar a R$ 6 milhões.

Aos consumidores que tiveram problemas com a interrupção do serviço, o Procon-SP esclarece que disponibiliza diversos canais de atendimento para o registro das reclamações, e que este tipo de queixa terá atendimento prioritário. O consumidor deve registrar a sua queixa no canal eletrônico ‘Falta de Energia’. Se preferir, pode discar o 151 ou dirigir-se a um dos postos de atendimento. A concessionária tem o prazo de 15 a 25 dias para prestar esclarecimentos. Para equipamentos eletrônicos e elétricos, o consumidor deverá ser ressarcido no prazo máximo de 45 dias.Para os demais casos, o prazo varia de acordo com o tipo de problema.

Água

Também houve problemas no abastecimento de água na região. Segundo a Sabesp, o nível dos reservatórios de toda a região do Guarapiranga, que abastece 3 milhões de pessoas, foi comprometido dom a queda de energia. Dezoito bombas responsáveis por levar água para os reservatórios da região sul e, em seguida, para o cliente, ficaram paralisadas.

Árvores

Em HIgienópolis, um rapaz morreu atingido por uma árvore que caiu sobre o veículo em que ele estava. O Jornal São Paulo Zona Sul está questionando a Subprefeitura de Vila Mariana sobre árvores que já foram alvo de denúncias de leitores. Estes moradores acreditam que tais exemplares estão prestes a cair e causar novas tragédias. Veja reportagem sobre o tema na próxima edição.

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