Siga-nos

Comunidade

Subprefeituras querem evitar danos das chuvas

Publicado

em

Equipes podando árvores, limpando bueiros, reprogramando e renovando semáforos… Quem circula pela região tem visto equipes da Prefeitura atuando em diferentes bairros em trabalhos de zeladoria. Mais do que isso, a promessa é de investir em obras de microdrenagem por toda a cidade, para minimizar os impactos das chuvas nos meses de primavera e verão.
Para prevenir a queda de árvores, as equipes das Subprefeituras estão fazendo podas e até substituição de alguns exemplares que oferecem risco. Cones têm sido colocados em diferentes pontos, para impedir o estacionamento de carros nas áreas sob os exemplares que terão galhos cortados. No período de chuvas, a queda de árvores provoca interrupções no fornecimento de energia elétrica e no tráfego de veículos, além de risco de atingir pedestres, motociclistas e motoristas. O Plano Verão prevê que mil árvores, todas elas diagnosticadas como doentes por agrônomos, serão substituídas por novas mudas.
Dois mil semáforos estão sendo substituídos por toda a cidade. Esta semana, na região, os novos sinais estavam sendo colocados em cruzamentos da Avenida José Maria Whitaker, na divisa entre Planalto Paulista e Mirandópolis.
Água Funda
Um grupo de trabalho foi implantado para definir as estratégias do chamado Plano Verão 2014, sempre visando ações de curto prazo. Mas, as 79 obras de microdrenagem estão também nesta frente de trabalho.
Antes de viajar em uma semana de férias, o prefeito Fernando Haddad disse que o plano já está em execução. “O que a administração podia fazer em seis meses, nós fizemos, que é melhorar os semáforos, a zeladoria e as obras de drenagem nos pontos de alagamento intransitáveis”, garantiu.
Esta semana, a prefeita em exercício, Nádia Campeão, esteve no Jabaquara para visitar o início de uma das obras de microdrenagem, na Água Funda. Segundo a Prefeitura, a região receberá investimento de quase R$ 5 milhões para ampliação de galerias pluviais na região em 280 metros. A intenção da Secretaria de Infra Estrutura Urbana (Siurb) é concluir os trabalhos até abril do ano que vem. Os problemas de alagamentos ali existem há mais de 20 anos.
Site
Ainda neste mês de outubro, o portal da Prefeitura na internet será reformulado para que o cidadão possa acompanhar em tempo real informações meteorológicas como temperatura e possibilidade de chuvas em cada região da cidade. A situação das obras de microdrenagem e o status da reforma dos semáforos e da troca das árvores também serão disponibilizadas em um mapa virtual.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados