Siga-nos

História

SP Zona Sul chega aos 54 anos com visão jornalística renovada

Publicado

em

Em 26 de Setembro deste ano, junto com a chegada da Primavera, os leitores do São Paulo Zona Sul vão receber um veículo de comunicação renovado em mãos – e vão ver novidades online também! O SPZS foi distribuído pela primeira vez em um domingo, no dia 17 de julho de 1960, já com a proposta de ser semanal. Durante esses 54 anos, muitas transformações ocorreram, não só refletindo as mudanças atravessadas pelo país e pela sociedade, como também as inovações tecnológicas.
Anos depois, o jornal passaria a ser distribuído às sextas-feiras, escolha que se mantém até hoje por conta da facilidade de leitura que gera aos moradores. Se inúmeras transformações ocorreram, uma proposta se mantém firme com o passar dos anos: buscar o debate, incentivar a participação comunitária, sempre visando a melhorias na qualidade de vida local. O jornal luta pelas demandas da comunidade, mas acredita que a responsabilidade e as respostas não estão apenas na mão do poder público e muito menos de partidos ou políticos, mas sim nas mãos da sociedade.
O jornal já enfrentou crises, falhou, encarou mudanças difíceis. Mas todos esses processos apenas contribuíram para que as mudanças fossem efetivas e contribuíssem para um novo olhar sobre a cidade, sobre os bairros de distribuição. E, por que não, um novo olhar sobre o jornalismo.
Se na atualidade, a imprensa enfrenta questionamentos que vão do posicionamento no cenário político ao enfrentamento da crise no mundo globalizado e dominado pela rapidez e democracia da internet, o jornalismo em si tende a se tornar cada vez mais importante.
O Jornal SP Zona Sul acredita que o jornalismo vai se fundamental para filtrar e dar dicas e direções para o leitor. A internet nada mais é do que uma grande aliada, representa a abertura para o cidadão se informar e se expressar da maneira mais democrática possível. Pode opinar imediatamente, debater, ter seu ponto de vista valorizado. Os jornais, por sua vez, podem trazer dicas de navegação, de como descobrir esse novo mundo – especialmente porque 50% da população brasileira ainda não têm acesso à rede mundial de computadores. Mesmo com consciência de que essa porcentagem é menor na região de distribuição do jornal, ainda é bastante representativo o número de pessoas sem acesso o com pouca habilidade em navegar pelo mundo virtual e dele coletar informações.
Neste aniversário de 54 anos, o jornal está novamente se preparando para inovar. Já fizemos outras alterações no projeto gráfico antes, mas em setembro ela virá acompanhada de uma transformação visual também em nosso site na internet, deixando-o em sintonia com portais de informação ágeis do mundo todo.
As buscas, as dicas de lazer e gastronomia, a história da região de Vila Mariana, Saúde e Jabaquara continuarão lá, mas com visual mais leve e convidando o internauta a passeios cada vez mais interessantes em nosso site. Como sempre, nosso objetivo de conhecer e debater o passado para entender o presente e melhor planejar o futuro é alvo da transformação. O fortalecimento nas redes sociais também será percebido pelos leitores, com novidades e conteúdo exclusivo na internet.
Um novo mundo pede um novo jornal. Mas com toda a experiência de quem atua e tem posição na região há mais de meio século!

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados