Siga-nos

Saúde

Solução para o ronco pode estar no dentista

Publicado

em

Quem acha que o ronco só faz mal ao companheiro que não consegue dormir está enganado. Respirar pela boca e fazer vibrar as os tecidos moles existentes na região da língua e do pescoço é o que provoca aquele barulho tão incômodo. Em geral, o ronco é um forte indício de que a pessoa tem apneia obstrutiva do sono, que impede a passagem do ar pela garganta e faz com que a respiração seja suspensa por vários segundos! O que muita gente não sabe é que esse problema, muitas vezes, pode ser solucionado no consultório do dentista, sem necessidade de cirurgia.

Na Vila Mariana, a dra. Lanie Camargo, formada em odontologia pela USP, é uma “dentista do sono”. Especializada em ortodontia, estética e também em ortopedia funcional dos maxilares, ela explica que, para quem tem uma apneia leve ou moderada, a solução para o ronco e para que se alcance um sono mais tranquilo pode estar em um aparelho feito sob medida para cada boca. “Só se usa à noite, para dormir, como se fosse um óculos. E dura em média quatro anos, com revisões semestrais para ajustes”. A adaptação tem se mostrado bem fácil na maioria dos pacientes, que ainda elogiam o fato de o custo ser bem acessível.

A Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é mais comum do que se imagina: uma em cada quatro pessoas no mundo tem, ao dormir, o espaço áreo superior da boca obstruído. A passagem do ar fica impedida nas paredes da faringe e a língua vai para o fundo da boca. Ao passar por este estreito espaço, o ar faz com que os tecidos vibrem, produzindo o ronco.

Quem tem apneia tem um sono muito leve e desperta facilmente, mesmo sem perceber, várias vezes à noite. Noites mal dormidas resultam em cansaço e sonolência recorrente. Pessoas com apneia tem sete vezes mais chance de sofrer com acidentes automobilísticos! Outros problemas podem ainda surgir por conta do descanso inadequado, como a irritabilidade, dificuldade de memorização, dores de cabeça e musculares, propensão à hipertensão e até sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), mais conhecido por derrame, ou infarte.

Até crianças podem apresentar ronco ou apnéia, quase sempre associados a problemas de conformação bucal, como palato estreito, ou muito alto. “Geralmente são crianças com respiração bucal, síndrome de atenção, síndrome das pernas inquietas e, hoje em dia, obesidade”, relata dra. Lanie.

Veja mais informações em: www.sonoesorriso.com.br

Beleza

A odontologia pode melhorar a qualidade de vida das pessoas também em outros aspectos. “Dificuldades de fala, mastigação e respiração são exemplos”, enumera a dra. Lanie. “O tratamento ortodôntico pode transformar a vida de alguém, por meio de um sorriso bem alinhado, que traz beleza e equilibrio ao rosto”.

Ciente da importância de um belo sorriso, a Dra. Lanie também aprofundou seus conhecimentos em estética. “O clareamento a laser é um processo indolor que pode melhorar muito a aparência dos dentes”, diz a dentista, apontando ainda que outros tratamentos que já foram muito caros, como a implantação de facetas de porcelana ou aparelhos ortodônticos invisíveis, agora têm preços bem razoáveis. “E podem resgatar a autoestima de qualquer um!” completa.

A dra. Lanie mantém consultório na Rua Vergueiro, 2949, conj. 72, na Vila Mariana (fone: 5572-2822).

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados