Siga-nos

Serviço

Serviço Funerário municipal terá agência na Rua Loefgreen

Publicado

em

A casa está sem telhado e até pouco tempo atrás estava também aberta para a rua, com o portão destrancado. O sobrado na esquina das ruas Loefgreen e Botucatu pertence à Prefeitura de São Paulo e foi denunciado pela vizinhança por conta do abandono: além do risco de invasão, o imóvel ainda acumulava sujeira, água parada e poderia abrigar focos de proliferação do mosquito Aedes aedypti, transmissor de doenças como a dengue, a febre chikunguya e a zika. Isto tudo ao lado de unidades de atendimento em saúde do complexo Unifesp/Hospital São Paulo e do Amparo Maternal.

A Subprefeitura de Vila Mariana diz que o imóvel foi limpo e trancado e que fará a preservação constante de agora em diante.
Mas, trouxe também outra novidade: a casa será transferida para o Serviço Funerário de São Paulo. Ali, deverá funcionar mais uma agência do serviço.

Atualmente, são 11 unidades, algumas delas abertas 24 horas e outras das 7h às 19h. Ainda não se sabe se a agência na Vila Mariana irá funcionar ininterruptamente, nem mesmo quando passará a funcionar, já que o imóvel precisa de ampla reforma e sequer foi concluída formalmente sua transferência da Subprefeitura para o Serviço Funerário. Segundo a assessoria de imprensa do Serviço Funerário de São Paulo, as negociações para transferência começaram em 2015 e estão prestes a serem finalizadas. Mas, na sequência ainda será feito um projeto arquitetônico para a reforma e só então as obras terão início.

As agências auxiliam familiares de pessoas falecidas em diferentes serviços: definição do horário de sepultamento ou cremação, reserva de velório municipal, sepultamento em cemitério mais próximo da residência ou onde a família possui concessão ou cemitério com disponibilidade.

Modernização

A abertura de uma nova unidade segue a proposta de modernizar o trabalho do Serviço Funerário, além de humanizar e evitar atravessadores no atendimento à população.

Três das agências existentes estão passando por reformas. Cemitérios, salas de velório também foram modernizadas e uma agência funerária móvel para contratação das homenagens, localizada na Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 250, no bairro Cerqueira César.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a agência móvel foi criada para proteger os munícipes da atuação dos atravessadores que se instalaram ilegalmente na frente do órgão estadual, abordando as pessoas que saíam do local e oferecendo serviços com preços até 1000% a mais dos cobrados por esta autarquia municipal.

Ou seja, além de faltarem com respeito aos familiares enlutados, lesam os cofres da autarquia que se mantêm com as homenagens pagas e gratuitas. O serviço está funcionando 24 horas por dia aos munícipes,. A agência ainda conta com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), além de agentes de fiscalização do Serviço Funerário. O atendimento pelo fone 156 agora também informa sobre o serviço Funerário.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados