Siga-nos

Cultura

Segall tem atividades nas férias

Publicado

em

A maioria dos equipamentos de arte e cultura suspendem ou reduzem o ritmo de atividades em dezembro, janeiro e fevereiro. Mas no Museu Lasar Segall, na Vila Mariana, há várias atividades para quem quer aproveitar a temporada de férias e aprender coisas novas, exercitar a mente.

O Laboratório de Fotografia, por exemplo, desenvolve a atividade “Brincando com fotografia nas férias! Para pessoas de 8 a 80 anos.

Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, são oferecidos cursos de quatro técnicas artesanais em fotografia, onde os participantes poderão experimentar, aprender e se divertir.

Nas aulas de “Transfer”, os participantes aprendem como transpor imagemsfotográficas para diferentes suportes, como madeira, metal, pedras e o que a imaginação inventar. São três encontros de duas horas com a orientadora Dani Sandrini, dias 17, 18 e 19 de janeiro (quarta, quinta e sexta-feira, das 11h às 13h).

A oficina de antotipia e fitotipia ensina técnicas que utilizam pigmentos naturais extraídos de flores, frutas e legumes ou a própria folha da planta como suporte para a fotografia. Também são três encontros de duas horas, com Dani Sandrini, dias 27 de janeiro, 03 e 17 de fevereiro (sábados, das 11h00 ás 13h00)

Na técnica de Cianotipia (blue print), os participantes aprendem um processo fotográfico do século XIX que possibilita criar imagens por contato. A mistura dos químicos mais a exposição à luz solar forma o que chamamos de “imagens azuis”. Explorando as formas botânicas do entorno e, também, fotografias de acervo, serão produzidas cópias fotográficas e fotogramas em papéis e tecidos, que poderão ser levados para casa pelos participantes – e colocados em quadros, costurados em camisetas, almofadas, etc. São dois encontros de duas horas com a orientadora: Dani Sandrini, dias 21 e 23 de fevereiro (quarta e sexta-feira, das 11h às 13h)

Há 20 vagas em cada oficina e os encontros acontecem se houver um mínimo de sete participantes. As inscrições para todos eles já estão abertas, grátis.

Há também oficinas gratuitas de gravuras, com inscrições só a partir de janeiro de 2018: Iniciação aos processos gráficos; Ateliê Livre e Atendimento; Oficina de iniciação à xilogravura; e Oficina de iniciação à gravura em metal.

Saiba mais detalhes sobre cada uma delas no site do museu. Algumas turmas começam em 5 de fevereiro (iniciação aos processos gráficos) outras só em março.

O museu fica na Rua Berta, 111. Abre de quarta a segunda, das 11h às 19h, com entrada grátis.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados