Siga-nos

Meio ambiente

São Paulo pode ser uma cidade linda

Publicado

em

Novo programa implantado pela Prefeitura envolve ações de zeladoria e limpeza urbana para tornar a área urbana mais bonita

Bitucas de cigarro, papéis de bala, guardanapos e outros “pequenos” resíduos espalhados pelo chão. Entulho deixado em esquinas, colchões despejados em córregos, sofás velhos abandonados em praças. Lixo acondicionado incorretamente que se espalha pelas ruas, lixeiras quebradas ou usadas para despejo de resíduos domésticos. Mas, e se a cidade mudar este cenário e cuidar para que os resíduos não comprometam o visual? O objetivo do programa SP Cidade Linda, recém implantado pela Prefeitura, é exatamente este: cuidar da zeladoria da cidade, envolvendo não apenas os trabalhadores de limpeza urbana, mas também todos os servidores públicos e sensibilizando, por consequência, também a população.
Os trabalhos começaram com mutirões de limpeza que se revezarão por toda a cidade durante toda a gestão do recém-empossado prefeito João Dória.
O projeto vai além dos serviços de manutenção de logradouros: inclui conservação de galerias e pavimentos, retirada de faixas e cartazes, limpeza de monumentos, recuperação de praças e canteiros, poda de árvores, manutenção de iluminação pública, reparo de sinalização de trânsito, limpeza de pixações, troca de lixeiras, e reparo de calçadas. Estão envolvidos representantes do governo, iniciativa privada e ONGs. “Queremos convocar gradualmente a população a colaborar”, disse o prefeito, na implantação do programa, que aconteceu na região da Avenida 9 de Julho e contou com ampla equipe de apoio e maquinário.
Os trabalhos serão periódicos em diversos pontos da cidade. Na zona sul da cidad,e já foram atendidas áreas como a Ponte Estaiada sobre o Rio Pinheiros e a Prefeitura Regional de Vila Mariana já está atuando no corredor formado pelas avenidas Professor Abraão de Moraes e Ricardo Jafet, além da Rua Fagundes Filho.
O Cidade Linda continua em janeiro na Avenida Paulista, na Avenida 23 de Maio, Avenida Santo Amaro e Avenida Tiradentes..
“Essa ação vai acontecer todos os meses, nos próximos quatro anos. Nós não vamos parar mais. Essa mesma operação, Cidade Linda, que vocês estão vendo hoje aqui, vai ocorrer toda semana.”, complementou Dória.
As ações do São Paulo Cidade Linda serão coordenadas pela Secretaria de Prefeituras Regionais, contando com apoio das pastas de Desenvolvimento Social, Serviços e Obras, Transportes e Mobilidade, Segurança Urbana e Verde e Meio Ambiente.

Programa  “cidade Linda” pretende conscientizar sobre importância de manter a limpeza urbana

Programa “cidade Linda” pretende conscientizar sobre importância de manter a limpeza urbana

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados