Siga-nos

Serviço

Roubo de pneus assusta moradores de Mirandópolis

Publicado

em

Em ruas de bairros como Mirandópolis, Saúde e Vila Clementino e Planalto Paulista, está cada vez mais comum ver carros sem duas rodas e pneus, de um dos lados, sustentados sobre macacos hidráulicos. Embora a impressão inicial possa ser de um conserto, na verdade a cena é resultado de um crime: ladrões estão posicionando os macacos sob os automóveis, erguem e removem rodas e pneus.
Em algumas situações, o roubo aconteceu em plena luz do dia. “Quando notei, fiquei sem ação”, conta um dos moradores. “Acho que as pessoas que passam pela rua pensam que é um conserto normal e não se dão conta de que as rodas na verdade estão sendo roubadas”, conclui ele, que prefere não ter no nome publicado.
Outra moradora da Rua das Glicínias também procurou o jornal informando que os casos estão cada vez mais frequentes e que já houve três roubos similares nas proximidades no período de apenas duas semanas.
Além do roubo de rodas e pneus, tem sido registrado também o roubo de estepes que ficam posicionados externamente, nos veículos: ou embaixo ou na parte traseira do modelo.
Houve até caso em que o roubo das rodas aconteceu dentro de uma garagem, que fica aberta, sem portão, para a rua. Ali, os pneus e rodas foram retirados do veículo e dois macacos hidráulicos foram deixados no lugar. Durante a madrugada, entretanto, os macacos foram substituídos por latas de tinta que passaram a escorar o carro, ou seja, os ladrões provavelmente voltaram em busca do equipamento, que seria usado em roubos futuros.
Para evitar o furto de estepes externos, existe no mercado um kit anti furto. Mas, impedir que os bandidos levem pneus e rodas é mais complicado.
A única forma de prevenir é evitar estacionar em vias públicas mesmo por poucas horas, mesmo durante o dia – prefira sempre a garagem do prédio ou de sua casa. Manter portões e câmeras de segurança é outra opção.
Se necessário estacionar em via pública, prefira locais de grande circulação de pessoas e bem iluminados. Por outro lado, se observar pessoas removendo duas rodas ao mesmo tempo, desconfie e, em segurança, alerte as autoridades policiais.
Já houve registros e notícias indicando casos similares em cidades de Minas Gerais e, em São Paulo, nos bairros do Tatuapé, na Zona Leste, e Vila Madalena, na Zona Oeste.
Nesses casos, a polícia informou que se tratava de casos isolados. Por isso, uma atitude importante é sempre registrar Boletim de Ocorrência caso seja vítima deste tipo de crime.
Esta semana, o jornal São Paulo Zona Sul entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública para solicitar dados sobre o furto de pneus, estepes e rodas na região e também em busca de informações sobre atitudes preventivas e de investigação por parte das Polícias Civil e Militar.
Outra atitude que moradores de Mirandópolis podem tomar é participar de debates sobre segurança na região atendida pela 16a. Delegacia de Polícia (que atende bairros como Planalto Paulista, Vila Clementino, Bosque da Saúde, Cursino e Jardim da Saúde). O próximo encontro será dia 24 de novembro, às 20h, no Colégio Renovação, à Rua Bento de Farias, 129 – Jardim da Saúde.

foto-2

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados