Siga-nos

Sem categoria

Regional faz obra contra entulho na Amborés

Publicado

em

Fez uma reforma e tem entulho em casa? Precisa se livrar de um colchão velho? Está com pneus ou outros recipientes que podem acumular água e quer jogar fora esses potenciais criadouros de mosquitos transmissores de doenças? Há várias maneiras gratuitas, simples e regulares para descartar entulho e bagulhos na cidade, sem deixar a cidade feia e suja.

Mas, muita gente parece não conhecer esses caminhos ou não se preocupar em evitar o crime ambiental de despejo irregular de entulho e lixo em vias públicas – que pode, inclusive, gerar multas acima de 12 mil reais aos infratores.

E assim surgem os chamados “pontos viciados de entulho”. Um deles ficava na área verde junto à Rua Amborés, na Cidade Vargas.

Talvez pelo fato de a via ser lateral à Rodovia dos Imigrantes, é constante o despejo de materiais sobras de materiais de construção, móveis velhos e outros “bagulhos” por ali.

A Prefeitura Regional do Jabaquara está construindo jardineiras no local, para trazer mais verde, beleza e, ao mesmo tempo, eliminar o espaço onde era despejado irregularmente o entulho.

Ainda assim, na última semana, a equipe da Prefeitura teve que ir até o local para recolher restos de madeira e outros objetos irregularmente despejados ali.

O lixo foi novamente recolhido e as obras terão continuidade, mas a Prefeitura está pedindo apoio da população para ajudar a impedir o descarte irregular, com fiscalização e denúncias.

Como descartar

Há quatro maneiras de descartar entulho ou bagulho na cidade.

A operação Cata Bagulho é realizada pelas Prefeituras Regionais, periodicamente, em todos os bairros. Para saber quando a equipe vai passar na sua rua, acesse o cronograma da Prefeitura Regional do Jabaquara e veja o cronograma da operação.

Aí, basta deixar o material na calçada, na data e horário pré estipulados, e a equipe recolherá. Não é recolhido entulho.

Para se livrar das sobras de reformas, materiais de construção, é possível recorrer à própria coleta regular de lixo, desde que seja usado um saco adequado, desses de entulho, em limite de 50k.

Outra opção, tanto para entulho quanto para bagulho, é recorrer aos ecopontos. Há vários deles na cidade: dois no Jabaquara, três na Vila Mariana. 

Agora, se o volume for muito grande, é preciso recorrer a empresas cadastradas no serviço de coleta de entulho. É importante escolher empresas relacionadas pela Prefeitura, porque elas contam com chip indicando trabalho correto de descarte. Ao recorrer a empresas irregulares ou a “carroceiros”, o mais provável é que o entulho ou bagulho vá ser despejado irregularmente em vias públicas.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados