Siga-nos

Ecourbis

Que papéis não podem ser reciclados?

Publicado

em

Embalagens de alimentos, engorduradas ou sujas, não podem ser aproveitadas pela coleta seletiva. Fotografias e outros também não

Jornais, revistas, folhas de cadernos, livros e apostilas, caixas, embalagens tetra pak, papel de embrulho, sacos de papel, embalagens diversas. Encaminhar papeis e papelão para a reciclagem pode ser bastante simples, mas antes é preciso conhecer algumas regras fáceis de seguir e importantes.

A primeira dica é sobre como encaminhar. Vale lembrar que não só papel sanitário ou papel toalha não podem ser reciclados. Qualquer papel sujo de gordura e com sobras de alimento não devem ser encaminhados pela coleta seletiva. Caixas de pizza ou outros alimentos com queijo ou óleo não são recicladas e devem ser descartadas.

As embalagens tetra pak (sucos, leites, molhos etc) podem ser aproveitadas desde que sejam levemente enxaguadas antes de encaminhadas para reciclagem.

Também não podem ser reciclados papeis que contém laminados/alumínio ou aqueles que passaram por processo químico, como fotografias. Celofane, carbono, revestidos com parafina, silicone adesivos com com colas e ceras também não são reciclados.

O outro cuidado é com a maneira de enviar os papeis e papelão. Além de limpos, os papeis devem estar secos. Por isso, é importante embalar adequadamente e fechar bem os sacos plásticos evitar que se molhem em dias chuvosos. Lembre-se também de colocar a reciclagem apenas pouco antes do horário de passagem do caminhão da coleta seletiva. Para saber as datas e horários, confira no site www.ecourbis.com.br.

A Ecourbis é a empresa responsável pela coleta domiciliar de resíduos e pela coleta seletiva nas zonas Sul e Leste de São Paulo. O material reciclável é separado em uma Central Mecânica de Triagem e também levado a  centrais de triagem conveniadas à Prefeitura.

Muita geste desconhece ainda que o papel tem melhor qualidade para ser reciclado se não for rasgado – o que estraga suas fibras. Cadernos, livros e catálogos  brochura, em casos que as folhas são presas por cola, também têm processo de reciclagem dificultado.

Para facilitar o processo, se possível, antes de enviar, retire ainda elásticos, grampos, capas plásticas, espirais.

Lembre-se que antes de encaminhar à coleta seletiva, é importante aprender a aproveitar ao máximo o papel. Reutilizar caixas e papeis de presente, não desperdiçar papel com impressão a menos que seja indispensável, usar os dois lados do papel, ocupar todas as folhas de cadernos e cadernetas são algumas dessas atitudes conscientes.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados