Siga-nos

Educação

Projeto visa a auxiliar mães que vão prestar ENEM

Publicado

em

Voluntárias, inclusive na Zona Sul de São Paulo, vão cuidar de crianças durante prova

O ENEM atrai estudantes do Ensino Médio, mas também pessoas mais velhas, com o sonho de entrar para uma faculdade. Mas, muitas das mulheres que pretendem prestar juntos o Exame Nacional do Ensino Médio encontram uma dificuldade que vai além das questões que integram a prova: não têm com quem deixar os filhos.
Foi por isso que surgiu o “Mães no Enem”, um projeto que pretende auxiliar pessoas que não têm com quem deixar seus filhos no dia da prova. Pessoas com disponibildade de tempo e espaço, podem se cadastrar e vão abrigar as crianças durante o período das provas, que acontecem, este ano, nos dias 5 e 6 de novembro. Há voluntárias cadastradas no país inteiro.
E, obviamente, quanto mais voluntárias cadastradas, mais fácil fica para quem está prestando encontrar alguém que more perto de sua casa ou local de prova.
O projeto surgiu a partir de uma corrente no Facebook em que mulheres se disponibilizavam a ajudar estudantes com filhos nos dias de prova. A idealizadora e hoje coordenadora do “Mães no Enem”, Fernanda Vicente, relembra que, na época, compartilhou a publicação e logo recebeu diversas mensagens de outras pessoas que gostariam de fazer o mesmo. Fernanda, então, criou uma página na rede social e organizou os contatos. O projeto cresceu de tal forma que já conta com um site: www.maesnoenem.com.br. No Facebook, o endereço é www.facebook.com/maesenem/
Já são mais de 200 voluntárias em 19 estados. Na Zona Sul de São Paulo, há pouco mais de dez voluntárias, por enquanto, incluindo moradoras de bairro como Jabaquara, Saúde, Santo Amaro, Vila Morais, Jardim da Saúde…
“É preciso preencher uma ficha de cadastro, enviar cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Tudo fica sob sigilo. O nome da voluntária é então disponibilizado online junto com a cidade em que mora e o Facebook. As mães podem assim entrar em contato com as voluntárias”, explica Fernanda.
O projeto conta também com parcerias com espaços lúdicos com a Casa de Erè, em Bauru (SP), aberta para receber crianças de 3 a 12 anos.
“É uma tendência. Demorou muito para mulheres começarem a ajudar umas às outras mais efetivamente. Tem acontecido um movimento entre mulheres, de se ajudar, um revezamento cada vez maior para cuidar das crianças”, diz a voluntária em São Paulo Cristiane Rosa, que é doula e ativista cultural. A página, aliás, já pretende estender seu trabalho para além do Enem, criando uma rede solidária entre mulheres.
O projeto conta com assistência jurídica para resguardar ambas as partes, tanto as voluntárias quanto as mães. Há também voluntárias que oferecem atendimento psicológico para o Enem e aulas online de redação, matemática e biologia. Todos os serviços são gratuitos. O contato pode ser feito pelo Facebook, na página Mães no Enem ou pelo e-mail maesnoenem@gmail.com.
O Enem de 2016 será nos dias 5 e 6 de novembro. A nota do exame é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni).

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados