Siga-nos

Trânsito

Prefeitura também participa de blitze da Lei Seca

Publicado

em

Avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, Marginal Tietê, rua da Consolação, Avenida Paulista, Avenida Indianópolis… A Polícia Militar e o CPTran – Comando de Policiamento de Trânsito – já vinham diversificando a montagem de operações para abordar motoristas e fazer o teste “do bafômetro”. Agora também a Prefeitura paulistana se engajou e promete ampliar o cerco contra motoristas que bebem e dirigem.
A Operação Direção Segura do Detran continua, para fiscalizar o cumprimento à chamada Lei Seca. E agora a Polícia Militar em parceria com a Prefeitura também organizam blitze da Operação Cidade Segra.
Só em blitz realizada na quinta, 19, a operação Cidade Segura resultou em 730 testes de bafômetro e cerca de 870 abordagens. Além de de identificar motoristas que estejam alcoolizados, a checagem busca veículos roubados, sem a documentação em dia ou que não estejam em condições de trafegar. De acordo com a Prefeitura, a ação erá realizada semanalmente, diversificando pontos, dias de semana e horários..
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) participa com guinchos e cede pátios para os veículos apreendidos. O próprio prefeito João Doria participou da ação em bloqueio na Avenida Paulista, na semana passada.
Vale ressaltar que a multa por dirigir alcoolizado ou recursar-se a fazer o teste do bafômetro é de quase R$ 3 mil, além de possível suspensão da CNH por um ano. Motoristas com alto teor alcoólico também podem ser presos e responder a processo.
Na abordagem da semana passada, 41 condutores se recusaram a fazer a verificação. Também foram fiscalizados 170 veículos. No total, 88 condutores foram autuados e 24 veículos, removidos. A equipe ainda registrou 10 autuações por embriaguez e fez o recolhimento de 48 carteiras de habilitação e de sete documentos de licenciamento.
Mais de 300 pessoas envolvidas na operação.
Em ação anterior, a Prefeitura chegou a montar 12 pontos de fiscalização com mais de 2.300 testes de bafômetro realizados em uma única noite.
O Programa Estadual Direção Segura também está atuando em cidades do interior e litorâneas. No primeiro fim de semana do ano, por exemplo, as equipes estavam no município de Itanhaém.
Multa
Os motoristas autuados por embriaguez ao volante ou que se recusam a fazer o teste pagam multa no valor de R$ 2.934,70 e respondem a processo administrativo junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
O motorista que apresentar índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro ou tiver a embriaguez atestada em exame clínico realizado por médico-perito da Polícia Técnico-Científica responderá na Justiça por crime de trânsito. Se condenado, ele poderá cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.
Blitze
Lançado no Carnaval de 2013, o Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Pela Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa.
Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.

Foto 6

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados