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Transporte

Prefeitura recolheu mais de mil carros abandonados em 2013

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Deixar carros antigos estacionados pelas ruas da região tem sido uma má ideia. Proprietários que têm carros com documentação atrasada ou problemas mecânicos que estão deixando os veículos por muitos dias nas ruas estão recebendo comunicados da Prefeitura para que façam a remoção em até 5 dias ou terão o bem guinchado. Para recuperar a carcaça, só mesmo pagando todas as pendências para regularização da documentação e ainda uma multa de R$ 14 mil por deixá-la em via pública.
Segundo a Secretaria Municipal das Subprefeituras, só no ano passado, 1.132 carros foram considerados abandonados e recolhidos aos pátios.
As operações são feitas através de levantamentos realizados após vistorias ou denúncias de moradores. Todas as denúncias de carros abandonados são verificadas pelas Subprefeituras, responsáveis pela fiscalização.
Para que um veículo seja removido, as Subprefeituras precisam seguir alguns procedimentos. Constatada a denúncia, o veículo recebe uma notificação, que é fixada no mesmo, informando que, segundo a legislação, após o prazo de cinco dias úteis, o veículo será considerado abandonado. A Subprefeitura verifica, com o acionamento da polícia e órgãos de trânsito, se o carro é produto de crime ou se tem algum tipo de pendência judicial. Caso contrário, não havendo empecilho legal e esgotado o prazo de cinco dias úteis, a Subprefeitura volta ao local e, se constatado que o veículo permanece na mesma vaga, o carro passa a ser considerado abandonado e se inicia o processo de remoção.
Ainda segundo a pasta, dos carros considerados abandonados que são adesivados em São Paulo, a maioria é retirada pelos proprietários diminuindo, assim, o número de remoções feitas pelas Subprefeituras.
Foi o que aconteceu na semana passada com um caminhão de pequeno porte, modelo bem antigo, mas aparentemente em razoável estado de conservação. O veículo teve afixado em sua janela o aviso da Subprefeitura da Vila Mariana e acabou retirado pelo proprietário antes que fosse guinchado.
Aqueles que não retiram o carro ou carcaça das vias públicas são destinados recolhidos e destinados a 28 pátios.Para reaver o veículo que foi removido, devem ser quitados todos os débitos pendentes, como multas, IPVA, pagamento do guincho e as diárias de estadia. Além disso, o valor da multa por abandono de veículo é de R$ 14 mil.
O automóvel permanece no pátio aguardando a retirada pelo proprietário ou a liberação para ir a leilão. Qualquer cidadão pode denunciar irregularidades à Prefeitura por meio do telefone 156, Praças de Atendimento das Subprefeituras ou pelo site http://sac.prefeitura.sp.gov.br.
Problema
A existência de carcaças e veículos sem condições de rodagem é um grande problema hoje não só na capital, mas em todo o estado. Pátios de subprefeituras e também de delegaciais estão lotados e, tanto Prefeitura quanto Governo do Estado precisam realizar leilões para se ver livre deste tipo de lixo.
As Subprefeituras realizam leilões calculando estimativas de pesagem e valores das sucatas que variam entre 25 e 40 centavos o quilo e, a partir disso, é estabelecido um lance inicial. No ano de 2013, foram realizados mais de 10 leilões.
Já a Polícia Civil de São Paulo realizou em janeiro o leilão do primeiro lote de veículos apreendidos em pátios da cidade de São Paulo. Nesta etapa, foram vendidas 13.400 carcaças de carros que estão depositados no Pátio Santo Amaro, na zona sul da Capital. O material foi arrematado pela empresa Trufer Com. de Sucatas Ltda, com o valor de R$ 808.839,35.

 

A maioria dos carros que recebem intimação da Prefeitura, como este caminhão Ford antigo, são retirados das ruas pelos donos

 

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