Siga-nos

Urbanismo

Prefeitura promete começar em agosto obras que vão remover milhares de famílias do Jabaquara

Publicado

em

 Moradores da Vila Fachini estão inconformado. Mas, apesar de todas as manifestações de protesto e contra todos os argumentos contrários apresentados, esta semana foi aprovado na Câmara Municipal o projeto de autoria do prefeito Gilberto Kassab que prevê alterações na proposta original da Operação Água Espraiada. Apenas 15 vereadores votaram contra, e 39 foram favoráveis.

Agora, o prolongamento da avenida não será mais feito em solo, e sim por um túnel que custará muito mais caro. “A Operação Urbana previa esta obra a custo zero para a Prefeitura, através da venda de CEPACs, mas não há dinheiro na conta”, discursou o vereador oposicionista Donato (PT), contrário ao projeto. “Ao mesmo tempo, a Prefeitura opta por um projeto que terá custo muito mais alto. Ou seja, será preciso tirar dinheiro dos cofres públicos, não há explicação para isso”.

Os argumentos contrários às alterações também iam além: “o túnel e os poços de ventilação projetados estão fora do perímetro da Operação Urbana e, assim, em vez de beneficiar o Jabaquara, a obra deverá expulsar moradores”, disse Donato. O vereador Alfredinho também apontou para a inexistência de garantias para a população das favelas existentes junto ao córrego Água Espraiada. “Não há terrenos na região para a construção das moradias necessárias”, disse.

Estima-se que 8.194 domicílios serão demolidos, a maior parte deles em favelas. Mas cerca de 1.600 casas formais, na região da Vila Fachini, Sítio da Ressaca e região da Pedro Bueno e Hélio Lobo, no Jardim Aeroporto, também serão desapropriadas.

Kassab tem pressa. A expectativa é de que as obras comecem em outubro, mas ainda em agosto devem ter início as desapropriações. Analistas políticos acreditam que o prefeito deva usar a obra como vitrine para uma eventual candidatura a governador do Estado.

Esta semana, a rádio CBN fez matéria em que compara: o custo do túnel seria suficiente para construir 25 km de metrô – atualmente, tem 70 km.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados