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Construção e Reforma

Prefeitura pretende investir na recuperação de calçadas

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São Paulo tem nada menos que 35 mil quilômetros de calçadas. Muitas delas estão ocupadas – regular ou irregularmente – por postes, bancas, jornais, telefones, plantas, pontos de ônibus, vendedores ambulantes, mesas de bares, carros…. Outras estão deterioradas, quebradas, cheias de degraus. Ou são estreitas demais, porque foram construídas assim, em um tempo quando o espaço para pedestres não era tão valorizado – e nem mesmo tinha a mesma importância atual, com o trânsito mais intenso e caótico.

No final do ano passado, a Câmara de Vereadores havia aprovado um projeto de lei de 2013, de autoria do vereador Andrea Matarazo, que transferia para a própria Prefeitura a responsabilidade pela manutenção das calçadas. Mas, a lei foi vetada pelo então Prefeito Fernando Haddad e continua sendo de responsabilidade do munícipe a conservação de área em frente ao seu imóvel.

Ainda em campanha, o prefeito João Doria prometeu investir na recuperação dos passeios públicos. Ele afirmou que pretende padronizar e refazer as calçadas paulistanas em busca de mais acessibilidade. Efetivamente, Doria instituiu o programa Calçada Nova para garantir o cumprimento da promessa. No balanço dos 100 primeiros dias, a Prefeitura anunciou ter recuperado, até então, 3km de calçadas., em 14 mutirões.

Agora, já são 21 edições do programa, que no último fim de semana esteve na Zona Leste. O objetivo é ampliar a acessibilidade de espaços públicos e tornar a circulação de pedestres em áreas periféricas mais segura e confortável.

A cartilha para o conserto/construção corretos de calçadas em São Paulo está disponível na internet: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/subprefeituras/calcadas/arquivos/cartilha_-_draft_10.pdf

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