Siga-nos

Meio ambiente

Prefeitura não resolve antigo problema dos terrenos junto ao Aeroporto

Publicado

em

Tantos projetos são discutidos quando se fala em Congonhas e Jardim Aeroporto… Da ampliação das pistas de pousos e decolagem, gerando desapropriações no lado Jabaquara, às mudanças que serão trazidas pela Linha Ouro do metrô, ou mesmo pela Operação Urbana Água Espraiada, várias propostas complexas são discutidas. Enquanto isso, problemas que parecem bem mais simples de resolver se estendem por anos, décadas até…

É o caso dos terrenos e áreas verdes existentes junto aos muros do Aeroporto, nas Ruas Monsenhor Antonio Pepe, Coronel João Gabi e Almirante Souza Braga. Os vizinhos sempre reclamaram do descaso da Prefeitura, que não cuida da área com a periodicidade adequada, não implanta a iluminação necessária. Reclamam ainda de falta de policiamento, despejo irregular de entulho e lixo e, mais recentemente, da ocupação destes terrenos por moradores de rua e usuários de crack.

Agora, até um “ecoponto” clandestino se formou no local. “Há uma caçamba irregularmente instalada na rua. Mesmo sem obra no local, diariamente vêm empresas e fazem o despejo de entulho ali”, dizem dois moradores da região que preferem não se identificar. Eles já até fotografaram carros e caminhões chegando ao local e trazendo o entulho, ou seja, não se trata de obra que esteja acontecendo na própria rua.

Vale ainda destacar que a Prefeitura havia prometido implantar na área um parque municipal, dentro do projeto Cem Parques para a cidade. Mas, os moradores já perceberam que, pelo menos nesta gestão, vão ficar sem parque. Não há qualquer previsão para que a proposta saia do papel e, mesmo os parques já aprovados no projeto oficial da Prefeitura, em outras regiões da cidade, estão com implantação atrasada…

Procurada pelo jornal São Paulo Zona Sul, a Subprefeitura do Jabaquara disse apenas que, na área verde localizada próximo à rua Coronel João Gabi, foi realizado o serviço de poda de árvores no mês de março e será incluído na programação o corte de mato. Em relação à área na Rua Almirante Souza Braga, próximo à rua Coronel João Gabi – a Subprefeitura Jabaquara elaborou projeto que está em análise e aguarda aprovação.

Diz ainda que a a área foi também incluída no Projeto Florir criado em parceria pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para implantar melhorias em áreas verdes por meio da implantação de projeto paisagístico que prevê o plantio de mudas, arbustos e forração, além de reformas nos passeios e calçadas.

A Subprefeitura não se pronunciou quanto ao uso da via pública para instalação de caçamba por empresa particular.

Ecoponto Imigrantes: ainda sem previsão

A implantação de um Ecoponto na região sob responsabilidade da Subprefeitura do Jabaquara é outra promessa para este ano que, por enquanto, permanece engavetada. O local, que seria instalado na confluência da Rua Opixés com a Rodovia dos Imigrantes, deveria ficar pronto até dezembro de 2011, segundo a Agenda 2012, documento oficial que reúne as promessas do prefeito Gilberto Kassab. Só que, até agora, não há sinal da obra. Segundo a Subprefeitura,  projeto aguarda aprovação e liberação de recursos da Secretaria Municipal de Serviços.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados