Siga-nos

Problemas na região

Prefeitura não iniciou obra prometida contra enchente

Publicado

em

Avenida José Maria Whitaker fica alagada em qualquer chuva mais intensa. Por baixo dela, passa o córrego Paraguai, para o qual está prevista uma obra de readequação da vazão. A promessa é concluir os trabalhos até 2012, mas até agora não há informações sobre o início da obra. Previsão orçamentária publicada em julho de 2010, dava conta de concluir um terço da obra ainda em 2011, mas órgãos da Prefeitura não souberam informar prazos ou a quem caberá a execução do projeto

Também está lá, na Agenda 2012, de promessas a serem cumpridas pelo mandato de Gilberto Kassab na Prefeitura: readequar a vazão na bacia dos córregos Paraguai e das Éguas. Para quem não sabe, esses riachos passam sob o asfalto na divisa de bairros como Mirandópolis e Planalto Paulista. Ali, as Avenidas José Maria Whitaker e Ascendino Reis sofrem constantemente com alagamentos. São daqueles problemas que parecem eternos, por falta de iniciativa em implantar projetos já prontos e que há anos estão na gaveta.Na Whitaker, os problemas mais frequentes são correntezas que dificultam ou até impossibilitam a circulação de veículos e acumulo de lixo e sujeira após as chuvas, já que as águas descem das partes altas dos bairros ao redor trazendo todo o material, inclusive galhagem de árvores.

Já na Ascendino Reis, a situação é mais grave. Prédios ali existentes já enfrentaram a inundação de suas garagens, com danos a todos os carros estacionados.

A obra prevista para ser executada antes de 2012 sequer teve início. No Diário Oficial do Município, edição de julho do ano passado com o Orçamento para 2011 estabelece que um terço do projeto será implantado em 2011, pela Secretaria de Serviços. No entanto, através de sua assessoria, a Secretaria informa que agora só cuida da questão do lixo na cidade. O jornal São Paulo Zona Sul também procurou a assessoria do prefeito e a Subprefeitura de Vila Mariana para ter confirmação do cronograma estipulado, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Histórico


Em 2009, o jornal publicou uma série de reportagens, quando a região foi afetada pelas fortes chuvas, mostrando que várias obras têm projeto pronto e poderiam evitar a formação de pontos de alagamento na região durante o verão. No entanto, como mostrou a série, não havia previsão de recursos para que essas propostas se concretizassem.
Enquanto isso, a cidade e a região vão sofrendo os prejuízos das constantes inundações. É bem verdade que a região de Vila Mariana e Saúde podem ser consideradas privilegiadas, em comparação com outros bairros que ficam completamente alagados ou onde ocorrem desmoronamentos.

Mas, de qualquer forma, os projetos poderiam minimizar transtornos de trânsito intensos. Outro exemplo é a obra prevista para ampliação das galerias sob a 23 de Maio, na altura do antigo prédio do Detran. Ali, chuvas fortes representam o alagamento da pista e interrupção do fluxo de veículos, contribuindo para o já conturbado trânsito da cidade.

A mesma coisa acontece na Avenida Dr. Ricardo Jafet, onde o córrego do Ipiranga transborda e impede a livre circulação entre os bairros por ele dividido.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados