Siga-nos

Serviço

Poupatempo na região foi “implantado” duas vezes, mas ainda não funciona…

Publicado

em

Junho de 2008. Meses antes das eleições municipais, os moradores da Vila Clara são convidados a participar de um grande evento: seria implantado o Poupatempo de Cidade Ademar. O então governador José Serra compareceu, teceu elogios ao prefeito Kassab, que buscaria reeleição pouco depois, por ter cedido o imóvel ao Estado – ali, antigamente, funcionava o antigo “sacolão” do Jardim Miriam. E anunciou: o novo equipamento estaria de portas abertas seis meses depois, já fornecendo documentação e facilitando aspectos burocráticos da vida da população de todos os bairros próximos.

Até hoje, entretanto, o Poupatempo não existe. Pelo contrário, durante meses o prédio ficou abandonado, repleto de entulho, e chegou a ser alvo de vandalismo, como noticiou o São Paulo Zona Sul no ano passado. Até que, em junho deste ano, de novo pouco antes de eleições, exatamente dois anos após aquela “cerimônia” com o governador Serra, foi promovida uma nova “cerimônia”. Desta vez, o governador atual Alberto Goldman, anunciou a “implantação do Poupatempo Cidade Ademar”. Por que?

Paralamente, leitores do Jabaquara e Cidade Ademar procuram o São Paulo Zona Sul para saber também as razões de haver tão poucos funcionários no local, atuando nas obras.

Procurada, a assessoria de imprensa do Programa Poupatempo desta vez deu uma explicação diferente daquela que obtivemos quando questionamos o abandono do prédio após a primeira cerimônia e o não cumprimento o prazo dado então pelo governador Serra. À época, a justificativa é de que havia problemas estruturais que impediram as obras e as atrasaram, mas um nova data foi dada para a inauguração: janeiro de 2010, o que também não foi cumprido, como se vê.

 Agora, a assessoria de imprensa diz que as duas cerimônias públicas, com direito a material de divulgação, se justifica simplesmente porque são etapas diferentes do processo. Primeiro, teria ocorrido a cessão do terreno da Prefeitura para o Governo do Estado. Dali em diante, vários processos burocráticos teriam se iniciado.

A segunda “festa” de apresentação do Poupatempo para a sociedade, segundo a assessoria, justifica-se por ter marcado a “assinatura do contrato de implantação e gestão do Poupatempo Cidade Ademar, o que permitiu o início efetivo das obras de adequação do imóvel em junho deste ano”.

Apesar de o jornal ter questionado, desta vez o programa não deu prazos. Diz apenas que há 95 funcionários trabalhando no local e que já está praticamente concluída a instalação elétrica, de ar condicionado e pintura interna. Estão em andamento a restauração da fachada, instalação de infraestrutura de informática e mobiliário. Conforme previsto em cronograma, a montagem do Poupatempo Cidade Ademar será concluída até o final deste mês. Na sequência, serão realizados testes com os equipamentos e sistemas para que o Posto esteja pronto para operar.

A assessoria diz ainda que, em paralelo à conclusão das obras, 140 profissionais que vão atuar no Poupatempo Cidade Ademar passam por treinamento. O Programa de Formação e Capacitação é dividido em quatro módulos: conceitual, serviços, comportamental e visita monitorada.

Em uma área de 2.310 m², o novo Posto terá capacidade para realizar 5.620 atendimentos diários e mais de 123 mil mensais, e deve atender mais de 800 mil habitantes, moradores de Cidade Ademar e Diadema. A Unidade prestará mais de 50 serviços públicos presenciais e dois mil eletrônicos, oferecidos por sete órgãos: Acessa São Paulo (acesso gratuito à Internet); Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo); e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos); IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt); SERT (Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho); Secretaria da Fazenda e Banco do Brasil.

Só faltou explicar porque os prazos apresentados em duas cerimônias de discursos idênticos não foram cumpridos.

Junho de 2008: meses antes da eleição municipal, governador José Serra promove evento para anunciar implantação do Poupatempo Cidade Ademar. Na ocasião, anuncia que equipamento estará aberto em janeiro de 2009.

Setembro de 2008: prédio está completamente abandonado e em processo de deterioração, com paredes ruindo, entulho e lixo acumulado. Vidros são alvo de vandalismo

  

Junho de 2010: nova cerimônia, desta vez para assinar o contrato de implantação... Novamente, discursos e a presença do governador, que prometeu o equipamento para janeiro 2011

Novembro de 2010: comunidade denuncia que poucos funcionários são vistos trabalhando no local e as obras parecem estar em ritmo lento. Assessoria do programa Poupatempo não fala em data de inauguração. Nem em novas cerimônias...

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados