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Trânsito

Ponte é inaugurada com recursos da Operação Água Espraiada

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Desde o início da gestão, o prefeito Fernando Haddad avisou: não levaria adiante em seu mandato a obra de extensão da Avenida Jornalista Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes. Por conta de alterações no projeto original, aprovadas durante o mandato anterior, do então prefeito Gilberto Kassab, a obra deveria ser feita através de um túnel de 2,8km, o que elevou em demasia o custo da obra. Também gerou polêmica com os moradores da Vila Fachini e Vila do Encontro, bairros que passaram a ser atingidos na previsão de desapropriações.

Desde então, os recursos da Operação Urbana tem sido usados apenas na criação de unidades habitacionais, ainda assim em ritmo lento e aquém do esperado. Também foi levada adiante uma obra urbanística que previa alterações viárias na região de Santo Amaro. Esta semana, foi inaugurada a nova ponte Laguna, sobre o rio Pinheiros, construída com recursos da Operação Urbana Águas Espraiadas, que prevê ainda o alargamento da avenida Chucri Zaidan, com instalação de corredor de ônibus e ciclovia. As obras, que tiveram início em janeiro de 2015, consumiram  R$ 160 milhões.

“Além de aumentar a mobilidade, estamos integrando todos os parques do entorno do rio Pinheiros. O Parque do Povo, o Villa-Lobos, o Ibirapuera e agora o Burle Marx estão ligados por malha viária e cicloviária, o que permite mais lazer”, disse Fernando Haddad durante a inauguração da obra.

A ponte Laguna tem acessos pela rua Laguna e pela Marginal Pinheiros e garante a travessia do rio Pinheiros da área da Granja Julieta para a região do Morumbi, em sentido único. Segundo a Prefeitura, representará alternativa para os veículos que se deslocam da avenida Santo Amaro rumo à Marginal.  Conta também com uma saída para o Parque Burle Marx. Os automóveis farão o sentido oposto de circulação por meio da ponte Itapaiúna, que está sendo construída pela iniciativa privada como compensação de um polo gerador de tráfego.

A Prefeitura informa que ainda haverá ampliação da Chucri Zaidan, formando um novo completo viário com  3,25 quilômetros de obras viárias, incluindo 2,8 quilômetros de alargamento em nível e 880 metros de túnel. O complexo será interligado com a malha cicloviária da região e contará com espaço exclusivo para ônibus. As obras de prolongamento e a ponte recebem o total de investimentos de R$ 404 milhões. A previsão de entrega do complexo é de oito meses.

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