Siga-nos

Trânsito

Policiais e agentes da CET aumentam fiscalização na região

Publicado

em

 

Infrações como desrespeito ao rodízio e fila dupla são multadas

Começou esta semana a Operação Volta às Aulas, em que agentes de trânsito reforçam o trabalho de orientação no entorno de escolas. E também multam. A fila dupla é certamente a infração mais comum e provavelmente a que mais traz transtornos ao trânsito. Os pais ainda podem ser flagrados falando ao celular, desrespeitando o rodízio, levando os filhos de forma proibida – sem assento adequado ou no banco da frente… Mas, muitos leitores já se atentaram para outro detalhe; as esquinas das vias comerciais locais estão repletas de policiais militares.

Com a implantação da chamada Operação Delegada, uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, os PM´s atuam também em horários de folga, fardados, para receber um salário extra. A região de Vila Mariana, Saúde e Moema está entre as primeiras a ter recebido o programa, que agora já chegou também ao Jabaquara e ao Ipiranga.

Circulando pela região para inibir a criminalidade e a atuação de ambulantes irregulares, os policiais também acabam autuando motoristas que falam ao celular, dirigindo em horários de rodízio etc… Em janeiro, Governo e Prefeitura anunciaram a compra de 170 motos e 636 veículos para que a PM amplie sua atuação – e que parte dessa frota será usada no policiamento de trânsito, durante as ações da Operação Delegada. 

Da CET, há 263 operadores de Trânsito da CET, que ainda contam com o apoio de funcionários de escolas devidamente treinados para atuar nessa fase do ano em que, estima-se, há um acréscimo médio de 20% no número de viagens realizadas na cidade.

Eles vão atuar em 127 escolas da cidade, sendo que em 14 delas a operação é contínua. Na região, os colégios Arquidiocesano, na Rua Domingos de Moraes, junto à estação Santa Cruz do metrô, e o Bandeirantes, na Rua Estela, estão nesta lista de escolas que estão  em pontos estratégicos da Cidade e que geram grande número de viagens nos horários de entrada e saída das aulas provocando grande impacto no trânsito. Diariamente, equipe de agentes da CET estarão operando as entradas e/ou saídas dos alunos. A CET também oferece treinamento específico aos funcionários dessas escolas para desenvolverem ações operacionais.

A CET também atua periodicamente em outras 67 escolas que estão em áreas que podem eventualmente provocar impactos à fluidez, em especial nos horários de entrada e saída das escolas.

Em resumo, é melhor ficar atento e respeitar as leis de trânsito, para evitar multas. Só a do rodízio já rende 4 pontos na carteira, além de multa de R$ 85.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados