Siga-nos

Destaques

Pneus: na hora de trocar, não leve para casa

Publicado

em

Viagens de férias, início do ano, feriado de Carnaval : são vários os motivos para motoristas decidirem fazer a troca de pneus do carro nesta época. Mas, vale lembrar que muitos destes pneus são inservíveis e para que o material tenha um descarte correto são desenvolvidas ações de transformação: depois de triturado, pode servir para produzir pisos de quadras poliesportivas, solado de borracha, asfalto-borracha…

A Reciclanip, iniciativa de reciclagem da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, já atingou a marca de mais de 4,1 milhões de toneladas de pneus inservíveis recolhidos, o que equivale a cerca de 821 milhões de pneus de carros de passeio, desde o início do programa, em 1999.

“Por pneus inservíveis entende-se como sendo aqueles que não têm mais condições de serem utilizados para circulação ou reforma”, explica o gerente da Reciclanip, Cesar Faccio.

Mas, para que iniciativas como esta sejam eficazes e os pneus velhos não se transformem em um problema ambiental urbano, uma atitude é essencial. “É muito importante que o consumidor tenha consciência e não leve pneus velhos para casa. Ao comprar um pneu novo, o indicado é deixar seu pneu inservível na loja, que tomará as providências necessárias para que o material chegue até nosso ponto de coleta. Os pneus inservíveis descartados de forma errada contribuem para o agravamento das condições ambientais e de saúde nas cidades, e, se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica”, diz Curt.

Outra forma de contribuir é prestar atenção à qualidade do pneu adquirido, para garantir vida útil maior ao produto. Desde outubro do ano passado, pneus radiais de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus produzidos e importados precisam chegar aos pontos de venda identificados com uma etiqueta de desempenho, segundo especificado pela Portaria 544/12 do Inmetro. Três critérios foram selecionados para a classificação dos pneus – resistência ao rolamento, aderência em pista molhada e ruído externo.

Para saber onde descartas pneus adequadamente, acesse:/www.reciclanip.org.br/v3/pontos-coleta/brasil

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados