Siga-nos

Saúde

Pilates e a coluna

Publicado

em

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as pessoas enfrentarão uma crise de dor na coluna, ao menos uma vez na vida! Horas sentado na frente do computador, bolsas pesadas, uso de salto alto, estresse, atividade física mal feita, postura inadequada etc. Seja qual for o motivo, todo mundo já sentiu ou vai sentir dor na coluna.

E acreditem: mesmo quem tem problemas de coluna, pode sim praticar exercícios físicos! E a técnica de Pilates pode ser uma ótima opção!

Os exercícios contem movimentos leves e suaves, recrutando músculos suficientes no tempo certo, fazendo com que os movimentos sejam confortáveis e o corpo todo se movimente de uma maneira equilibrada, harmônica e com gasto mínimo de energia.

A estabilidade da coluna também depende do fortalecimento dos músculos abdominais (muito trabalhados com a prática de Pilates), ajudando a manter uma posição mais neutra da coluna, favorecendo uma boa postura, trazendo flexibilidade e força, e equilibrando a coluna como um todo.

O acompanhamento de um bom profissional durante a prática dos exercícios é muito importante. É ele que fará correções e/ou adaptações necessárias dos exercícios, para cada tipo de dor, limitação ou dificuldade que o aluno apresente.

Além de tudo isso, os exercícios melhoram a resistência física e mental, aumentam a flexibilidade e o tônus muscular, aliviam tensões e o estresse do dia a dia, dão maior mobilidade às articulações, etc. Ou seja, tendo o Pilates como grande aliado, você só terá benefícios!

Cuide-se sempre! E não se esqueça de procurar um profissional habilitado e capacitado!

Priscila Alves

Fisioterapeuta, Especializada em Geriatria, Acupuntura, Reabilitação, RPG e Pilates

R. dos Jacintos, 300 sala 1 – Mirandópolis

Tel: 8221-0995

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados