Siga-nos

Turismo e Lazer

Parque Cientec: escondido e cheio de atrações

Publicado

em

É bem provável que os visitantes do Parque Cientec se sintam fora de São Paulo. Mais do que isso, vão perceber que estão às portas de muitas descobertas, em um ambiente natural agradável e circundado de conhecimento por todos os lados.

Ainda pouco conhecido pela população, o Parque de Ciência e Teconologia é ligado à USP e funciona onde existia o IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas), em área dentro do Parque das Fontes do Ipiranga.

É um passeio e tanto para crianças e adultos, amantes da ciência e curiosos, fãs da natureza e das estrelas, apaixonados por história ou simplesmente pessoas interessadas em fazer um passeio diferente.

O Parque fica no local onde há 89 anos existe um observatório astronômico. Foi criado em 2011 e desde então oferece várias atividades educativas que podem ser aproveitadas em um passeio sozinho, com a família ou – desde que agendado antecipadamente – até mesmo com a turma da escola, com direito a monitoria explicativa detalhada e interessante.

Tem tanta coisa lá que primeiro é preciso definir que tipo de visita se deseja.

A visita aberta é livre, não guiada e pode ser feita a qualquer horário, porém não é permitida a escolas ou agências. Abrange apenas algumas áreas e espaços do parque. Os visitantes recebem um mapa para se guiar pelo parque.

Já a visita exploratória é monitorada e permite uma visão geral das atividades e áreas escolhidas. Cada atividade dura cerca de meia hora, incluindo deslocamento e/ou lanche.

Por fim, a visita temática, também guiada, permite uma experimentação mais focada em áreas específicas. Cada atividade dura cerca de uma hora, incluindo deslocamento e/ou lanche.

O Parque conta com espaços lindos como a Alameda do Sistema Solar, o Lago (mini bacia hidrográfica) abastecido pelo histórico Riacho do Ipiranga, Estação meteorológica, Espaço Astronomia, Espaço Geofísica, Brinquedos de Física, Energias Alternativas, Laboratório de Ótica, Gruta Digital e Nave Mario Schenberg.

As atividades são divididas em blocos, conforme os espaços do Parque. Há ainda cursos, palestras e atividades realizados regularmente e que podem ser consultados pelo telefone ou na página do Facebook do parque. Em setembro, haverá uma tarde científica sobre Aranhas e Escorpiões, no dia 23; e, em outubro, no dia 7, o tema será “Rochas Ornamentais – Colorindo a Cidade”.

A visitação ao Parque acontece de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. Sábados, das 9h às 16h30

Fica na Av. Miguel Stéfano, 4200 (em frente ao Zoológico), na Água Funda. Telefone: 5077-6312. Para conferir todos os espaços do Parque de Ciência e Tecnologia e decidir seu roteiro, visite: www.parquecientec.usp.br.

Descubra este oásis da Zona Sul de São Paulo!

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados