Siga-nos

Urbanismo

Obra no Jabaquara será concluída antes de grandes eventos?

Publicado

em

Alças do viaduto Mateus Torloni ainda estão sendo readequadas.

A promessa era de que as obras terminariam em 30 dias, mas até agora continua em andamento a readequação das alças de acesso ao viaduto Matheus Torloni, no Jabaquara.

O viaduto é o único acesso ao São Paulo Expo & Exhibition Center, que recentemente passou por projeto de ampliação e se tornou um dos maiores pavilhões de exposições da América Latina.

As alças de acesso foram reformuladas e deveriam ter sido entregues em julho de 2016, mas no dia da “inauguração”, novas interdições foram feitas por falhas detectadas no projeto.

De lá para cá, vários prazos foram prometidos para consertar o problema. Em maio, a Secretaria de Infraestrutura Urbana chegou a anunciar que os trabalhos começariam, mas que houve atraso por conta da greve dos caminhoneiros.

Foi só em 20 de agosto passado, entretanto, que as obras finalmente foram iniciadas. De acordo com o São Paulo Expo, a conclusão viria em 30 dias.

Ainda essa semana, no entanto, há tapumes e equipes trabalhando no local. Novamente procurado, o São Paulo Expo se limitou a informar que as obras estão em andamento e que a conclusão dependerá das condições climáticas.

Sinalização e trânsito

A readequação das alças de acesso ao Viaduto Matheus Torloni é demanda comum na Cidade Vargas, por conta do aumento da visitação ao local.

Grandes eventos têm sido promovidos ali e, embora a ampliação do local tenha incluído um novo estacionamento com 5 mil vagas, o fluxo de veículos é complexo no entorno e causa congestionamentos.

Moradores dos bairros vizinhos – Cidade Vargas e Vila Guarani – enfrentam dificuldades para circular pelas vias e chegar em endereços desses bairros, sair e entrar de suas garagens. A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET – costuma enviar equipes para orientar o tráfego e multar motoristas que estacionem irregularmente ou cometam outras infrações.

Mas, além de considerar as operações insuficientes, os moradores ainda se queixam de falhas na sinalização, que deixam mostoristas confusos, especialmente na da Rua Santa Antilia, onde há uma via de mão invertida, com falta de sinalização de solo e de placas indicando áreas de proibição de estacionamento com maior precisão.

Eventos

Nesse final de ano, diversos eventos vão acontecer no centro de exposições. Entre os dias 19 e 21 de outubro, entra a cena o mundo dos esportes e turismo de aventura com a 19ª edição da Adventure Sports Fair. Apreciadores da vida outdoor e da adrenalina nas alturas poderão participar de palestras e oficinas com experts em várias modalidades, além de terem a chance de curtir várias atrações interativas. No mesmo período da ASF, o São Paulo Expo recebe também a Tattoo Week, a maior convenção de tatuagem do mundo, que terá neste ano 548 estandes com os mais importantes tatuadores do Brasil e do mundo. Shows, exposições e congresso completam a programação.

No mês seguinte, em seu segundo ano consecutivo no São Paulo Expo, entre os dias 8 e 18 de novembro, o gigante Salão Internacional do Automóvel, um dos maiores do mundo, trará novas experiências e atrações para o público. Em sua 30ª edição, o evento contará com 30 marcas de veículos, que apresentarão mais de 500 carros e anteciparão o que chegará ao mercado nos próximos anos.

Também destaque entre o público de todas as idades e maior a cada ano que passa – em 2017 foram mais 227 mil visitantes -, a Comic Con Experience, de 6 a 9 de dezembro, apresenta todas as novidades do mundo geek em um evento cheio de atrações e programação intensa.

Daniel Galante, Diretor Geral do complexo, afirma que os eventos tornam o São Paulo Expo um dos pontos culturais de São Paulo.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados