Siga-nos

Cultura

Obra de Volpi tem mostra no Mam

Publicado

em

Passear pelo parque do Ibirapuera é sempre um programa incrível e sujeito a inúmeras descobertas, sempre prazeroso. E se no meio deste passeio o programa incluir a visita a um museu? E se nesta visita for possível desvender uma faceta pouco conhecida de um artista aclamado e reconhecido como grande mestre da pintura brasileira do século XX?
Está em cartaz no Museu de Arte Moderna (mam) d eSão Paulo a mostra “ Volpi – pequenos formatos, que reúne 74 obras de Alfredo Volpi (1896-1988), entre telas e desenhos sobre papel e azulejos feitos em menores dimensões, em média de 30×20 cm, que serviam como estudo antes que pintasse as telas maiores. Todos os trabalhos pertencem ao colecionador Ladí Biezus, que coleciona pinturas de todas as fases da carreira do artista.
Com curadoria de Aracy Amaral e assistência de Paulo Portella Filho, a exposição abrange pinturas realizadas desde os anos 1930 até o fnal da década de 1970, passando pelo período impressionista inicial, da fase dos casarios, pelo período do abstracionismo geométrico das fachadas até chegar as fases fnais como das bandeirinhas e das ogivas.
Segundo Portella, as obras são expostas com orientação cronológica para favorecer a compreensão do desenvolvimento temporal da linguagem do artista. “A produção de Volpi tem referenciais temátcos distintos com a passagem do tempo. Obedecendo a essa sequência natural, primeiro são apresentados os trabalhos da juventude do artsta, com cenas do cotidiano urbano do bairro Cambuci, obras que já sinalizam compromisso com a cor e a organização espacial”, explica o curador. “Também pode-se notar que a figura humana, presente nesse período, aos poucos desaparece”.
Na sequência, são exibidas as obras dos anos 40 que se caracterizam pelas paisagens urbanas e marinhas das cidades de Mogi das Cruzes e Itanhaém (locais importantes para o artista), além de crianças e imagens de caráter religioso. As décadas de 50, 60 e 70 focam em obras de caráter não figuraitvo e geometrizante. A mostra fica em cartaz até 18 de dezembro, com entrada a R$ 6,00 – gratuita aos domingos. Horários: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
O Museu de Arte Moderna de São Paulo fica no Parque do Ibirapuera, com entrada pela av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 3. Tel.: 5085-1300.

Cultura

Foto 4

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados