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O que é upcycling?

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Reciclagem é um termo já bem popularizado e conhecido pela população. Materiais já utilizados são triturados ou destruídos de alguma forma e voltam a ser usados como matéria básica para algum novo produto.

Quando se fala em sustentabilidade, no entanto, um novo termo está em alta: o upcycling. Estudos indicam que o termo foi usado pela primeira vez em 1994, quando Reine Pilz da Pilz GmbH definiu a importância da ideia: com o upcycling, os produtos antigos ganham mais valor, e não menos.

A diferença, basicamente, é que não há destruição do material usado para transformá-lo em algo novo. A ideia é apelar à criatividade para reaproveitar materiais e produtos através de processos que apenas recortam, modificam, fazem nova leitura do item.

Esta transformação demanda menos energia e água, além de representar melhor aproveitamento dos artigos que poderiam estar ocupando espaço em aterros.

Como na reciclagem, o reaproveitamento por meio do upcycling significa que há menor extração e exploração de matéria-prima.

Um metal reaproveitado, por exemplo, no processo deixa de ser explorado das reservas minerais do planeta.

A madeira reaproveitada também: além de não ser necessária a derrubada de novas árvores, ainda economiza energia, combustível e água na extração, produção e transporte.

Entre os exemplos, há a garrafa pet transformada em  vasinhos a filtros de papel para coar café que são usados para produzir luminárias. Potes de vidro podem se transformar também em abajures ou tambores de metal em armários.

Outro uso importante e frequente é o reaproveitamento de madeira – tanto a resultante da demolição ou reforma (janelas, portas) quanto aquela que já fez parte de um móvel que se quebrou ou se tornou obsoleto. Muitos produtos antigos eram feitos com madeiras nobres, hoje com extração proibida, e seria um desperdício que fossem simplesmente descartados e encaminhados a aterros de inertes.

A moda representa outro setor em que o upcycling tem ganhado cada vez mais espaço. E não é só através da transformação de peças, como quando uma calça jeans antiga se transforma em uma bolsa, mas também através do uso de artigos diferenciados em peças de roupas. Uma marca já utilizou pedaços de pneus para fazer sandálias e outra conseguiu aproveitar sacos de cimento usados em artigos de vestuário.

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