Siga-nos

Destaques

Prefeitura pretende fomentar novos negócios regionais

Publicado

em

Em tempos de crise, quando faltam oportunidades de emprego, muita gente opta pela informalidade, pelo trabalho eventual. Mas, por que não investir essa energia na implantação de um novo negócio, transformar o “bico” em empreendimento?

Além do receio da burocracia, muitos paulistanos desconhecem os caminhos. “O tempo médio para abrir uma empresa na cidade de São Paulo era de 120 dias. Agora, o procedimento completo dura sete dias!”, garante o vice-prefeito e secretário das Administrações Regionais, Bruno Covas, citando o programa Empreenda Fácil recentemente implantado pela Prefeitura. “Embora não envolva diretamente a Secretaria das Prefeituras Regionais, o programa vai ser desenvolvido de forma descentralizada, em cada uma das Prefeituras Regionais. Ele relata que 80% das empresas abertas na capital são empresas de negócios de baixo risco e que são atendidos na primeira fase do programa.

Outras informações sobre o Empreenda Fácil podem ser obtidas diretamente no site do programa.

Covas recebeu o jornal São Paulo Zona Sul, ao lado dos prefeitos regionais de Vila Mariana, Benê Mascarenhas, e do Jabaquara, Fátima Marques. A conversa de mais de uma hora será desmembrada em uma série de matérias ao longo das próximas semanas, com foco em empreendedorismo, descentralização administrativa da cidade, coleta seletiva, reciclagem e limpeza urbana.

Ele cita projetos que interligam diferentes secretarias e, paralelamente, são desenvolvidos em âmbito local. A ideia, portanto, é estimular ações conforme a vocação de cada bairro, seguindo premissas adotadas pela gestão Doria como um todo. Um projeto piloto está sendo elaborado e será implantado na Lapa e deve ser replicado em toda a cidade, com atuação da SP Negócios, que é a autarquia municipal responsável por parcerias com a iniciativa privada.

“No Jabaquara, decidimos pelo incentivo a cursos de geração de renda com foco em cozinha industrial, porque percebemos que pode impulsionar negócios com baixo custo e fácil aceitação”, exemplifica a Prefeita Regional do Jabaquara, referindo-se a um projeto desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Abastecimento do Estado.  “E no Projeto Profissão Cidadão, recém lançado pelo prefeito, também haverá um curso de Panificação, a partir de agosto, com apoio do Instituto Paula Souza, no CEU Caminho do Mar”, conta Fátima.

Em parceria com o Sebrae, a Prefeitura Regional expande a ideia e facilita a estes jovens empreendedores que abram seus próprios negócios. Além de integrar mutirões da Prefeitura Regional do Jabaquara, o Sebrae está com uma van montada em frente à sede, na Avenida Engenheiro Armando de Arruda PereiraJá na Vila Mariana, o CAT chegou a ser implantado mas foi desativado antes mesmo da gestão Doria, talvez por baixa procura. “Temos que avaliar prioridades, e na Vila Mariana outras parcerias podem e estão sendo firmadas”, avalia Benê Mascarenhas. Ele cita os restaurantes e faculdades do bairro como pontos fortes para definir a vocação do bairro e que indicará caminhos para parcerias e geração de novos negócios.

A ideia, garante Bruno, é definir a planos de desenvolvimento local que, novamente, inclui a movimentação da economia local. Serão estimuladas parcerias não só com a iniciativa privada, mas também com instituições como Sesc, Senai, CAMPs, para oferecer cursos e profissionalização.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados