Siga-nos

Cultura

Novo espetáculo no Cleyde Yáconis desafia, com humor, o casamento

Publicado

em

Comédia trágica expõe provocações e jogos envolvidos no relacionamento de um casal

Sarah e Richard são casados há 10 anos, porém jamais tiraram suas máscaras um para o outro. Eles disputam, competem e querem dominar o placar, de uma maneira chocantemente natural para o mundo de hoje. Assim, eles acreditam que estão mantendo a vitalidade da relação e a renovação do prazer, em um mundo em que, invariavelmente, o cotidiano ameaça o amor com seus sintomas já conhecidos: a rotina e o tédio. O fio condutor do espetáculo que acaba de estrear no Teatro Cleyde Yáconis, no Jabaquara, provoca uma reflexão profunda sobre os relacionamentos. “O Amante” é uma comédia dramática que instiga o público justamente por provocar sensações aparentemente contraditórias.

Baseado em texto de Harold Pinter, o espetáculo é dirigido por Francisco Medeiros e tem os atores Helô Cintra e Daniel Alvim como protagonistas.

Nuances da intimidade e fantasias a dois, em que marido e mulher revezam-se entre algozes e vítimas, vão compondo uma história cheia de grandes revelações, alternadas por blefes e jogos eróticos. O resultado é uma atmosfera de desconfiança, na qual se perde o controle da verdade.

Na montagem, a verdade e a mentira terão de ser descobertas pela plateia, que no decorrer da peça, é convidada a tirar as diversas máscaras que acobertam as identidades do casal.

Para o diretor Francisco Medeiros, o brilhantismo do texto está na alternância de jogos conjugais e teatrais. “O texto explora a ambiguidade na dinâmica das relações amorosas”. Segundo ele, a peça é um desafio, porque propõe várias identidades para duas pessoas casadas em uma tentativa vibrante e perigosa de manter a “saúde” do casamento. É uma enxurrada de sensações, em que a volúpia, a intempestividade, a impetuosidade, o sarcasmo, a franqueza, a subjugação, o desprezo e a cumplicidade estimulam atitudes cruéis, as quais, não raro, fazem parte do relacionamento romântico. O público assistirá a uma peça recheada de suspense, ironia, graça, fantasias eróticas, fetiches… Em outros momentos, presenciará cenas de profundas emoções!

O Amante está em cartaz no Teatro Cleyde Yáconis, junto à estação Conceição do metrô. Fica na Avenida do Café, 277 – Vila Guarani. Telefone: 5070-7018.Informações da bilheteria: de terça a quinta, das 14h às 20h, Espetáculos às sextas, 21h30, sábado, 21h e domingos às 19h; só até dia 27/11 (dia 18/11 não haverá espetáculo). Ingressos: R$ 30. Recomendação: 14 anos.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados