Siga-nos

Educação

Novas tecnologias em sala de aula

Publicado

em

A Escola Vila Monteiro Lobato, no bairro da Saúde, adota o tablet em sala de aula para todas as turmas do Ensino Fundamental. Cada vez mais relevante no cenário educacional, esta ferramenta torna-se uma grande aliada na sala de aula com uma gama cada vez mais crescente de aplicativos que garantem agilidade e uma proximidade cada vez maior com os temas das aulas.

Atualmente, a tecnologia tem facilitado muito nossas atividades domésticas no decorrer do dia-a-dia, principalmente com avanço cada vez maior de versões mobile.

O diretor da escola, Renato Carramenha compreende que é impossível realizarmos todas as atividades que precisamos desenvolver em nosso cotidiano cada vez mais ágil sem os benefícios das tecnologias mobile, por isso, inseriu na grade de ensino dos estudantes, atividades que demandem a prática com aparelhos mobile. O uso do tablet em sala de aula não causa mudanças apenas no que os alunos fazem, mas também no comportamento, na forma como elaboram o aprendizado e no relacionamento com o mundo.

Os recursos atuais da tecnologia, assim como os novos meios digitais com interatividade proporcionada pela internet como smartphones, televisores, redes sociais, aplicativos e diversos equipamentos que usamos no dia a dia, geram novas formas de ler, escrever e, portanto, de pensar e agir. A vantagem do tablet é sua facilidade de uso e transporte. Ela não é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo previamente pronto.

O principal objetivo ao adaptar a informática ao currículo escolar, está na utilização do tablet como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade cada vez mais conectada.

Segundo Renato o professor deve ser constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica, sendo parceiro na concepção e condução das atividades e não apenas executor das tarefas propostas pelos aplicativos pedagógicos. O professor é a peça fundamental do processo de ensinar e a aula continua sendo dele.

As novas tecnologias atuam como aliadas aos demais instrumentos de aprendizado, como a leitura, a música, as apresentações audiovisuais, os trabalhos fora de sala e as excursões pedagógicas.  E agora, com o tablet, a tecnologia está dentro da sala de aula, na mesa de cada aluno, como se fosse o caderno e para o professor, mais um incentivo ao dinamismo no aprendizado resultando em excelentes resultados.

A Escola Vila Monteiro Lobato fica na Rua Décio, 55 – a 50 metros da estação Saúde do Metrô. Telefone 2578-8972.

 

Tablet, o novo aliado dos estudantes na Escola Vila Monteiro Lobato

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados