Siga-nos

Urbanismo

No Jabaquara, prefeito anuncia creche e confirma hospital

Publicado

em

Procurar por um emprego ou denunciar de um buraco na rua? Pedir uma vaga em creche ou reclamar a dificuldade em marcar uma consulta de saúde? Em todo caso, a população do Jabaquara pôde, na semana passada, ir a um único endereço: a Praça Francisco de Assis, na Cidade Domitilla.
Foi ali que a Prefeitura instalou tendas de atendimento do projeto “Prefeitura no Bairro”, que tem o objetivo de concentrar o atendimento das diferentes secretarias e órgãos públicos em uma área pública e de fácil acesso.
Para abrir os atendimentos no bairro, a vice-prefeita Nádia Campeão esteve por lá e conversou com munícipes, verificou o andamento de projetos locais. Ja para o encerramento, que aconteceu no sábado, 29, veio o prefeito Fernando Haddad.
No total, foram mais de 200 atendimento nas tendas. A maior procura, segundo a Prefeitura, foi pela unidade móvel do Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedorismo (CATe), que registrou 639 atendimentos.
Também foi grande o número de pedidos direcionado à Secretaria de Esportes, com 381 demandas, e à Diretoria Regional de Ensino, que totalizou 196 pedidos.
Enquanto isso, as equipes da Subprefeitura tinham a tarefa de cuidar da zeladoria no bairro, ou seja, fazer serviços cotidianos de forma concentrada. Foram limpos 9.600 metros quadrados de córregos, 220 buracos tapados e 182 bocas de lobo limpas, além do recolhimento de mais de 33 toneladas de lixo e entulho.
O Prefeitura no Bairro oferece ainda testes de saúde, campanhas ligadas à vacinação, ao combate da dengue e de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), além de cadastro em programas sociais e encaminhamento para vagas de emprego.
Na visita, o prefeito fez questão de relacionar obras em andamento que representarão novos serviços para o bairro. Ele visitou as obras do futuro Centro Educacional Infantil (CEI) Cidade Azul, que tiveram início em julho.
As obras custarão R$ 3,5 milhões e a previsão é de que a nova creche vai ser aberta em meados do próximo ano.
Será uma unidade com dois andares, com salas e berçários para 205 crianças de 0 a 3 anos de idade, num total de 880 metros quadrados
Haddad também ressaltou que alguns leitos do futuro Hospital Vila Santa Catarina – que funcionará no antigo Santa Marina – já estão funcionando. Ele afirmou que em outubro haverá inauguração de outra ala. Para o prefeito, será um dos principais equipamentos de saúde da cidade, o Hospital Vila Santa Catarina
“Essa ideia que a Nádia Campeão desenvolveu junto à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras é para aproximar a população do serviço público e melhorar a qualidade de informação da Prefeitura. Tem muita coisa simples de resolver que às vezes leva meses. Com essa atividade aqui nós encurtamos essa distância. Ao invés de levarmos um, dois meses para resolver um problema, resolvemos em uma única semana”, afirmou o prefeito.
A Subprefeitura de Jabaquara concentra quase 225 mil moradores, de acordo com o Censo de 2010, e recebeu o Prefeitura no Bairro pela primeira vez.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados