Siga-nos

Cultura

Natal: João Caetano terá ópera gratuita neste fim de semana

Publicado

em

Para quem avalia que o clima de Natal não deve se restringir às luzes pela rua ou ao comércio movimentado, uma ótima opção é descobrir os sons dessa época do ano em uma ópera. Isso mesmo! Em pleno teatro João Caetano, a história dos três Reis Magos ganha novas nuances em na interpretação de uma ópera italiana pela Camerata Municipal e Corpo Jovem de Bailado da cidade.

As apresentações do espetáculo natalino “Amahl e os Visitantes da Noite” acontecem exclusivamente neste fim de semana. Nos dias 10 e 11 de dezembro, às 21h e dia 12, às 19h, no Teatro João Caetano.  A entrada é gratuita mas limitada à lotação do teatro, por isso os ingressos devem ser retirados na bilheteria 1 h antes de cada espetáculo.

A ópera tem um único ato e traz a comovente história de um menino chamado Amahl, que vivia na Judéia na época do nascimento de Jesus Cristo. Em uma noite fria de inverno o pobre garoto Amahl precisava de muletas para caminhar e vê uma bela estrela se movendo no céu. Intrigado, conta o fato para sua mãe que não acredita. Pouco tempo depois os dois ouvem sonoras batidas na porta do casebre.  São os três Reis Magos que estavam seguindo a estrela brilhante em busca do menino rei que acabara de nascer. Os visitantes são recebidos com festa por toda a vizinhança. Depois das comemorações todos vão dormir.

No silêncio da noite, a mãe de Amahl não consegue desviar seus olhos do ouro que os visitantes traziam. Pensando em ajudar seu filho ela pega uma das peças de ouro e é presa no mesmo momento. Todos acordam e Amahl clama por sua mãe. Comovidos os três reis magos a libertam. Em agradecimento, o menino resolve dar sua muleta de presente para o menino rei e quando a ergue começa a andar pela primeira vez sem seu auxílio.

A ópera foi concebida pelo pelo compositor italiano Gian Carlo Menotti, narra especialmente para o canal norte americano de televisão NBC (National Broadcasting Corporation). Sua primeira exibição aconteceu no dia 24 de dezembro de 1951. Alguns meses depois, foi encenada no New York City Opera. Este espetáculo natalino é um dos mais encenados e conhecidos nos EUA.

Na apresentação do João Caetano, a soprano Dênia Campos representa o protagonista e a meio-soprano Eloisa Baldin, a sua mãe, e grande elenco.  A montagem conta ainda com as participações do Coral Lírico; da Camerata Municipal (com músicos da Orquestra Sinfônica Municipal) e da pianista Karin Uzun, sob a regência de Erica Hindrikson; e do Corpo de Baile Jovem da Escola Municipal de Bailado, coreografado por Saloly Furtado.

Esta apresentação que finaliza a programação especial em comemoração dos 30 anos das Vesperais Líricas. Em 1980, foi lançado, pela Secretaria Municipal de Cultura, o Projeto Pró-Ópera, que deu origem a esta série que apresenta trechos ou óperas inteiras.

Serviço:

Amahl e os visitantes da noite”. Teatro João Caetano. End.: Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino. Zona sul. Tel.: 5573-3774. Dias 10 e 11, às 21h e dia 12, às 19h. Grátis (Retirar ingressos com 1 hora de antecedência).

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados