Siga-nos

Saúde

Não existe vírus H2N3

Publicado

em

É falsa a informação que vem circulando em áudios de grupos de WhatsApp e em posts pelas redes sociais nas últimas semanas de que o vírus H2N3 está matando pessoas no Brasil.

Em nota oficial, o Ministério da Saúde deixa claro que este vírus influenza inexiste em terras brasileiras.

“Os vírus de influenza que atualmente circulam no Brasil são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. A vacina contra gripe, cuja campanha inicia no segunda quinzena de abril, protege contra estes tipos de três vírus”, informa a nota.

O Brasil possui uma rede de unidades sentinelas que estão aptas para monitorar os vírus da influenza.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2018, até 07 de abril, foram registrados 286 casos de influenza em todo o país, com 41 óbitos. Do total, 71 casos e 12 óbitos foram por A/H3N2. Em relação ao vírus A/H1N1pdm09, foram registrados 116 casos e 16 óbitos. Ainda foram registrados 52 casos e 6 óbitos por influenza B e outros 46 casos e 7 óbitos por influenza A não subtipado.

Tipos de influenza

O vírus influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada. Porém, em alguns casos, pode evoluir para uma forma grave. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública, não estando relacionada com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Para mais informações, acesse: Portal Saúde

Saiba mais sobre a campanha de vacinação contra gripe no município de São Paulo, que começa nessa segunda, 23

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados