Siga-nos

Meio ambiente

Mutirão vai limpar e revitalizar Parque do Nabuco neste sábado, 4

Publicado

em

Manutenção de jardins, capinagem, corte de grama, poda de árvores, pintura de guias e banheiros, reforço de sinalização são alguns dos serviços previstos no mutirão de limpeza e revitalização do Parque do Nabuco, que será promovido amanhã, dia 4, das 7h às 17h. Além da retirada de lixo e entulho, agentes de educação ambiental também oferecerão orientações sobre horário de coleta e descarte correto de resíduos. Está prevista também a instalação e substituição de aparelhos para prática de atividades físicas (como barras e pranchas) e outros equipamentos da Academia do Idoso.

A população poderá participar: haverá uma equipe de agentes de educação socioambiental e os visitantes poderão percorrer uma trilha ecológica recebendo orientações sobre a história do parque e sua importância para o bairro, além de explicações sobre as características das principais espécies da flora local.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município estará presente com educadores alertando para os cuidados necessários com os animais . Um dos objetivos é reforçar o apelo sobre o abandono de cães, gatos e outros em áreas públicas, como acontece no Parque Nabuco. Nos últimos anos, houve aumento do número de animais domésticos deixados no local: apenas em 2017, o CCZ somou 45 gatos capturados e esterilizados, frente ao total de 22 felinos capturados em todo o ano passado. Em 2014 e 2015, houve apenas um animal apreendido. Para a ação educativa, haverá cartazes e distribuição de panfletos.

A força tarefa é resultado da parceria entre Prefeitura Regional Jabaquara com as secretarias municipais do Verde e Meio Ambiente, de Saúde e da Cultura. Ainda oferecem apoio a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e Defesa Civil.

Mas também são esperados mais de 400 voluntários no mutirão, que conta com a colaboração de empresas parceiras e que prestam serviços à Prefeitura. Entre as entidades representadas, estão a Associação Cultural e Assistencial Nipo Brasileira do Jabaquara (AJAB) e o programa de voluntariado Mãos Que Ajudam. Haverá distribuição de água, lanches, banheiros químicos e postos de primeiros socorros disponíveis para todos que estiverem trabalhando na ação.

O Parque Nabuco é uma das principais opões de lazer para os moradores da região do Jabaquara. Com 31,3 mil metros quadrados, foi criado para preservar a vegetação nativa (remanescente de Mata Atlântica), sendo utilizado intensamente pelos moradores do entorno. A infraestrutura abriga área de estar, churrasqueiras, sanitários, quadra poliesportiva e de campo, pistas de corrida, aquário, viveiro de mudas e trilhas ecológicas.

Serviço

Data: 4 de março

Horário: das 7h às 17h

Local: Parque Nabuco – Rua Frederico Albuquerque, 120, Jardim Itacolomi

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Luis Adolfo

    20 de agosto de 2023 at 0:58

    Moro próximo do Paque Nabuco. Aparição de varios escorpiões, saindo principalmente de buero e encontro vários na calçada pois creio que falta de limpeza principalmente no Paque Nabuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados