Férias escolares e os pais ficam buscando programas diferentes para manter as crianças interessadas. Na Vila Mariana, bem pertinho da estação Santa Cruz do metrô, tem uma agenda gratuita que, em geral, encanta a garotada. Em um prédio histórico, porém todo grafitado e colorido, está o Cento de Memória  do Corpo dos Bombeiros. E ainda vale lembrar: 2 de julho foi o Dia do Bombeiro, o que torna o passeio interessante, na verdade, para pessoas de todas as faixas etárias.

O Centro de Memória não só guarda relatos, uniformes, imagens e objetos que remontam à história da corporação, ocmo também tem por objetivo difundir o trabalho atualmente executado, os desafios, a rotina dos bombeiros.

O Centro ainda é pouco conhecido mas de acordo com o Governo do Estado passam por lá cerca de 200 pessoas por mês. Dividido em salas temáticas, o Centro reúne dados, imagens e reportagens sobre os incêndios dos edifícios Andraus, Joelma e Grande Avenida, por exemplo. Uniformes de outros estados, e capacetes de outros corpos de bombeiros, como o de Nova York também estão lá.  É ainda desenvolvido um trabalho educativo de prevenção.

Visitas em grupo são monitoradas, mas precisam ser agendadas previamente. Basta enviar um email para ccbcentrodememoria@policiamilitar.sp.gov.br. Em seguida, o solicitante receberá o passo a passo para dar continuidade à reserva. É preciso ter um grupo de mínimo 10 e no máximo 30 pessoas.

Visitas individuais também precisam ser avisadas antecipadamente, com agendamento pelo telefone 3396-2580 de 2ª a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O Centro de Memória existe desde março de 2005, quando era celebrado o aniversário do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, fundado em 10 de março de 1880. 

Fica na R. Domingos de Morais, 2329 – Vila Mariana, ao lado da estação Santa Cruz do Metrô. Telefone:  3396-2596. Aberto das 8h30 às 18h.

05-1024x709

Compartilhe:

Comente essa matéria: