Siga-nos

Cultura

Museu Lasar Segall: 50 anos

Publicado

em

A Vila Mariana abrigou uma efervescência cultural desde que o Modernismo se espalhou – e talvez, chocou – São Paulo. O bairro era ponto de encontros de intelectuais e artistas nas décadas de 1920 em diante e abrigou residências movimentadas como a Villa Kyriall (do intelectual Freitas Valle), a Casa Modernista (das famílias Warchavschick e Klabin) e, claro, a residência da família Klabin Segall.

A casa e atelier onde o artista Lasar Segall criou suas obras mas que também abrigou seua família foi transformada em um dos museus mais importantes do país após sua morte.

Agora, o Museu está celebrando seus 50 anos de existência, com uma exposição que também presta importante homenagem ao filho do artista, Maurício Segall, que faleceu este ano, em 31 de julho, aos 91 anos.

A mostra 1967 – 2017 Museu Lasar Segall – 50 anos representa apenas o começo das celebrações.

No sábado, 23, aconteceu a abertura da exposição, que será ilustrada por projetos já realizados, usando os acervos artísticos, bibliográficos e arquivísticos do Museu

Aexposição Por caminhadas ainda mais distantes – as emigrações artísticas de Lasar Segall, por exemplo, que foi promovida em 1997 nos EUA (Chicago e Nova York), e em 1998 em Paris é uma delas.

Em 2006, a Biblioteca Jenny Klabin Segall (BJKS) foi contemplada pela Petrobras com o projeto para digitalização, página a página, das coleções das revistas brasileiras de cinema A Scena Muda, e Cinearte, disponibilizando o conteúdo ao público via web.

Histórico

A trajetória do Museu Lasar Segall começou há 60 anos, a partir do falecimento de Lasar Segall (1889/1957).

Na época, a viúva do artista, Jenny Klabin Segall (1899/1967), já idealizou o Museu, e deu início ao trabalho de conservação e autenticação de obras não assinadas pelo artista.

Durante dez anos, junto aos filhos Maurício Segall, Oscar Klabin Segall (1930/2002), e o amigo e fotógrafo Luiz Hossaka (1928/2009), eles organizam os documentos relativos às obras da coleção, esse trabalho resulta em uma série de exposições póstumas de Segall, atendendo ao propósito de colocar luz ao nome do artista no panorama artístico nacional, e internacional.

Em 5 de agosto de 1967, quando já se preparava a abertura oficial do Museu,  Jenny faleceu. Ainda assim, 21 de setembro do mesmo ano marcaria a transformação da residência da família na Vila Mariana no Museu Lasar Segall.

O Museu tem história marcante também por ter se aberto à comunidade, pelo pioneirismo nas atividades interativas e oficinas direcionadas aos frequentadores.. A exposição que relata essa trajetória vai até 24 de setembro de 2018. O Museu abre de quarta a segunda, das 11h às 19h. Fecha às terças. Fica na Rua Berta, 111 – V. Mariana. Telefone: 2159 0400.

O museu conta com exposição virtual em museusegall.org.br.

Veja algumas imagens de obras do artista e também Lasar em seu atelier na Vila Mariana. Crédito das fotos: Museu Lasar Segall/Divulgação

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados