Siga-nos

Trânsito

Multas por rodízio aumentaram com PM atuando nos bairros

Publicado

em

Não foi apenas impressão. O número de multas na cidade subiu, em média superior ao crescimento da frota urbana. Enquanto o número de veículos registrados na cidade cresceu 8,7%, o número de multas aumentou 11.52%. As comparações são entre as multas registradas em 2010 e no ano anterior.

O aumento se explica especialmente pela implantação de radares por toda cidade, mas também pela atuação de marronzinhos (agentes da CET) e policiais militares. Enquanto os e equipamentos eletrônicos registraram 62% das multas, os marronzinhos emitiram 27,3% das multas e os policiais militares 10,7%.

E a infração que mais gera multas é o rodízio municipal de veículos que em 2010 gerou 245.680 autuações, ou 56 mil a mais que no ano anterior. Radares equipados com Leitura Automática de Placas flagram a circulação em horário e local proibido desde 2008, mas estão instalados apenas em grandes corredores viários. No entanto, há algumas semanas, o jornal S.Paulo Zona Sul destacou que há muitos policiais militares e marronzinhos agindo em vias internas dos bairros nesse tipo de fiscalização.

Além do rodízio, geram muitas multas o excesso de velocidade, o estacionamento proibido, o uso de telefone celular e o avanço de semáforo vermelho. Juntos, esses cinco enquadramentos responderam por 82% das multas aplicadas em 2010. No total, foram emitidas quase sete milhões de multas, uma média equivalente a uma infração para cada veículo registrado na cidade.

A Prefeitura atribui o aumento a ações com objetivo de reduzir as mortes em conseqüência dos acidentes e garantir mais segurança e fluidez ao trânsito e ao transporte público.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados